Até onde vai o preconceito: adolescente pode pegar prisão por namorar outra garota

quinta-feira, 23 de maio de 2013 2 comentários

Stop the Hate! Free Kate! (Chega de ódio! Libertem Kate!) 

Kaitlyn Hunt, uma adolescente de 18 anos, foi presa em Sebastian, na Flórida (EUA), sob a acusação de perverter a namorada menor de idade. Entretanto, o relacionamento das garotas começou quando também Kaitlyn era menor e de conhecimento da família de ambas. As garotas estudavam na mesma escola e participavam de seu time de basquete.

Acontece que os pais da namorada de Kaitlyn não aceitavam o relacionamento das duas e esperaram até a moça fazer 18 anos para incriminá-la por abuso de menor. Não contentes com a acusação, conseguiram dobrar a direção da Sebastian River High School, resistente a princípio, para que expulsassem Kaitlyn da escola. Agora ela corre o risco, se condenada, de pegar até 15 anos de prisão além de ficar fichada como criminosa sexual, o que pode lhe criar problemas profissionais futuros.

A mãe de Kaitlyn declarou à imprensa, referindo-se aos pais da outra garota:

“Eles querem destruir minha filha porque acham que ela tornou a filha deles gay. Acham que ser homossexual é errado e culpam minha filha pela homossexualidade da filha deles. Naturalmente, vejo a situação de forma completamente diferente. Nem vejo ou rotulo as garotas como "gays". São adolescentes experimentando sua sexualidade consensualmente. Mas mesmo que a filha deles seja gay, e daí? Ela continua filha deles."

Nas redes sociais, páginas e tags foram abertas para protestar contra este flagrante caso de homofobia: na Change.org, uma petição pedindo o fim do processo contra a garota; no Facebook, a página de apoio "Free Kate" e, no twitter, a tag #OpJustice4Kaitlyn, lançada pelo Anonymous no dia 19 último.

Com informações do Huffington Post e Examiner

Na época de Harvey Milk, emblemático político LGBT americano

quarta-feira, 22 de maio de 2013 0 comentários


Para celebrar o aniversário de Harvey Milk, hoje dia 22 de maio, segue abaixo o documentário The Times of Harvey Milk, de 1985 (ganhou o Oscar) que lembra a trajetória do primeiro político americano abertamente gay até seu assassinato em 1978.

Segue também o comentário de outro filme sobre Milk, Milk - A voz da Igualdade, da época que esse filme do diretor Gus Van Sant foi lançado em 2009. Vale a pena ver o documentário e procurar assistir  o filme de Gus Van Sant. 

Mais um passo para o casamento LGBT na Inglaterra: Câmara britânica aprova casamento gay

0 comentários


Câmara britânica aprova casamento gay apesar de racha no partido do governo
Se aprovado também na Câmara dos Lordes (Alta), projeto de lei permitirá o casamento gay na Inglaterra e no País de Gales, mas sem obrigar organizações religiosas a celebrá-lo.

A Câmara dos Comuns (Baixa) do Reino Unido aprovou ontem (21/05/2013) o casamento entre pessoas do mesmo sexo, apesar de divisões no partido do governo - o Conservador - que colocam o premiê David Cameron em rota de colisão com seus aliados.

Se aprovado também na Câmara dos Lordes (Alta), o projeto de lei permitirá o casamento gay na Inglaterra e no País de Gales. Apesar da oposição que a medida ainda deve enfrentar, Cameron espera sua aprovação e quer que a primeira cerimônia matrimonial legal seja realizada já no verão do ano que vem no hemisfério Norte (junho).

A medida, patrocinada pelo governo, foi aprovada pelos parlamentares com 366 votos a favor e 161 contra. Diversos conservadores se manifestaram contra o projeto, que teve o apoio de liberais-democratas (parte da coalizão governista) e trabalhistas (de oposição).

Direitos e religião

A lei deverá permitir que casais que já vivem em união civil convertam sua relação em um casamento. Defensores da medida alegam que a parceria unicamente civil perpetua a noção de que relacionamentos homossexuais não estão em pé de igualdade com os heterossexuais e de que os direitos legais não são exatamente os mesmos.

A secretária de Interior britânica, Theresa May, e a ministra-adjunta de Igualdades, Lynne Featherstone, disseram que "não é justo que um casal que se ame e queira formalizar seu compromisso tenha esse direito negado".

Mas o projeto de lei não criará obrigações para as organizações religiosas - estas poderão optar por realizar ou não cerimônias de casamento de pessoas do mesmo sexo. O projeto também especifica que a Igreja Anglicana será proibida por lei de realizar casamentos gays.

Tensões entre conservadores

A votação do projeto alimentou as tensões entre o governo Cameron e uma ala de seu Partido Conservador, cujas atenções estavam voltadas para as divergências entre o Reino Unido e a União Europeia, em um momento de crise econômica.

O editor de política da BBC, Nick Robinson, diz que as divergências atestam a relação cada vez mais delicada entre Cameron e seus aliados. "Muitos ativistas conservadores não acreditam no casamento entre pessoas do mesmo sexo", explica Robinson. "A união entre Cameron e seu partido nunca foi tranquila. Era calculista politicamente. Agora, está em claros problemas."

O parlamentar conservador Brian Binley afirmou que existe um "abismo crescente" entre o premiê e seus correligionários.

Daniela e Malu fazem um bem imenso à cidadania LGBT e à sociedade brasileira

terça-feira, 21 de maio de 2013 1 comentários

Daniela Mercury e Malu Verçosa

Muito se fala de que essa saída do armário da Daniela é jogada de marketing promocional para ela voltar a ficar em evidência, pois estaria em fim de carreira, blá-blá-blá. No mínimo, teríamos que considerar ser essa uma jogada bem arriscada, quase um blefe, mas nada indica engodo no relacionamento de Daniela e Malu. Daniela sempre se relacionou com mulheres e, nesses tempos em que não se prendem mais homossexuais nos armários, resolveu assumir esse seu caso em particular para dar uma força aos direitos homossexuais. Se de quebra calculou benefícios à sua carreira, pela polêmica em torno do caso, não vejo porque condená-la, pois não tem preço o bem que tem feito à cidadania LGBT e ao sonho de um Brasil menos obscurantista.

Segue a matéria e o vídeo da entrevista que ela e Malu deram à TV Folha, entrevista um pouco prejudicada por uma música de fundo meio pra baixo, trilha sonora mais adequada para uma matéria sobre algum evento dramático, o que de forma alguma é o caso. No mais, bem legal e vale o registro.

"Não dava para viver de outra maneira", diz Daniela Mercury; assista

O encontro com Daniela Mercury, 47, e a jornalista Malu Verçosa, 37, casal icônico da militância gay brasileira, havia sido marcado para as 18h30 da quarta-feira, no espaçoso casarão da cantora no Parque Costa Verde, condomínio de luxo situado nas bordas de Salvador, onde sopra a brisa do mar.

Duas horas depois Daniela aparece com um microvestido para a conversa. "Ela é a curva do rio, só pra sair do quarto leva 40 minutos", diz Malu ao repórter Morris Kachani. A cantora havia passado base nas pernas, por isso hesitou em se sentar no sofá para não manchá-lo (um lençol foi providenciado).

Daniela vai logo dizendo que o casal está vivendo "aquela fase insuportável" da paixão. "Você fica nua, em carne viva. A relação está se criando, então tudo é negociado. Não sabia que poderia amar alguém com tanta intensidade", afirma.

Malu diz, diante de uma Daniela de olhos marejados: "Ela é generosa, brava, mas boba --aquele tipo que se você fizer 'bu', chora. Daniela devaneia, viaja. É forte e é guerreira. Uma mulher da porra, como se diz por aqui".

A namorada da cantora é editora-chefe do programa de notícias regional da TV Globo. Formou-se em jornalismo na Fiam, em São Paulo, onde viveu por dez anos, tendo trabalhado também no SBT e na Record.

Fonte: TV Folha, 19/05/2013

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2025 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum