Corte Europeia decide hoje registro de crianças por casais LGBT

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 0 comentários


Corte Europeia diz se gays podem adotar criança

Por Aline Pinheiro

A Corte Europeia de Direitos Humanos vai anunciar na terça-feira (19/2) se os países da Europa podem impedir casais gays de adotar crianças. Os juízes vão analisar se, na certidão de nascimento, a criança precisa ter o nome de um pai e de uma mãe ou se pode ser registrada como filha de duas mulheres ou de dois homens. O julgamento definirá os direitos dos casais homossexuais em todo o continente.

A reclamação chegou à corte levada por duas mulheres que vivem em união estável na Áustria. Uma delas é mãe biológica de uma criança. Como as duas dividem igualmente a tarefa de criá-la, pediram à Justiça que a companheira sem vínculo genético adotasse a criança. O pai não tem contato com o filho e nem direito à guarda, mas já se manifestou contra a adoção.

Na Áustria, o Código Civil prevê que, na certidão de nascimento, deve constar o nome da mãe e do pai. Não há espaço para duas mães, por exemplo. As mulheres pediram ao tribunal constitucional austríaco que considerasse a lei contrária à Constituição do país por discriminar os homossexuais. O pedido, no entanto, foi negado e a constitucionalidade do Código Civil, confirmada.

Em 2007, o caso chegou à Corte Europeia de Direitos Humanos. No ano passado, uma das câmaras do tribunal decidiu que, dada a importância da discussão, o julgamento deveria ser feito pela câmara principal, que é quem dá a última palavra na corte europeia. Em outubro, foram feitas audiências onde foram ouvidos o governo austríaco, as mulheres e associações europeias que lutam pelos direitos dos gays.

A argumentação das mulheres é de que a adoção na Áustria é discriminatória e restrita a casais heterossexuais, ao impedir que um menor tenha duas pessoas do mesmo sexo como pai ou mãe. Para elas, a restrição viola o artigo 14º da Convenção Europeia de Direitos Humanos, que proíbe a discriminação injustificada, e o artigo 8º, que protege a vida familiar.

No Brasil, o Superior Tribunal de Justiça resolveu a questão em favor da adoção — clique aqui para ler. No último dia 14 de fevereiro, a ministra Nancy Andrighi, relatora de recurso sobre o tema, admitiu que duas mulheres em união estável homoafetiva constassem nos registros da criança como mães. A criança foi gerada por meio de inseminação artificial em comum acordo do casal, durante a relação. Para a ministra, embora o filho possa sofrer preconceito pelo fato de ter duas mães em seu documento — como alegado pelo Ministério Público em parecer —, maior preconceito sofreria se tivesse apenas a mãe. 

Regras de família

Em março de 2012, a corte europeia já se manifestou sobre regras que restringem a adoção por gays. Na ocasião, os juízes validaram uma lei francesa que impede que, nas uniões estáveis, um companheiro adote o filho do outro. A adoção só é permitida dentro do casamento, se um cônjuge quiser adotar o filho do outro.

A restrição atinge especialmente os gays porque, na França, duas pessoas do mesmo sexo não podem se casar, apenas formar união estável. O resultado da combinação das leis é que um parceiro gay jamais poderá adotar o filho do seu companheiro. Essas regras não foram julgadas discriminatórias pela corte europeia. Os juízes consideraram que a proibição de adoção na união estável independente do sexo do casal, já que um homem e uma mulher também são atingidos por ela se não forem casados.

A proibição e os conflitos em torna dela, no entanto, estão com os dias contados. Na semana passada, a Assembleia Nacional da França aprovou projeto de lei que autoriza o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo e a adoção por casais gays. A proposta ainda precisa ser votada pelo Senado para virar lei.

Além da França, outros países caminham para autorizar o casamento entre homossexuais e garantir a eles os mesmos direitos de adoção. Em Portugal, o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi liberado em 2010. Na Inglaterra, projeto de lei nesse sentido já foi aprovado em primeira votação pelos deputados e a grande expectativa é que vire lei ainda este ano. A Escócia também promete para este ano apresentar ao Parlamento escocês proposta para liberar que gays se casem.

O Conselho da Europa não tem uma posição definida sobre o direito de pessoas do mesmo sexo se casarem. A Corte Europeia já julgou que a Convenção Europeia de Direitos Humanos não obriga os países a garantir o casamento para homossexuais. Fica a cargo de cada Estado regulamentar o assunto. 

Fonte: Revista Consultor Jurídico, 16 de fevereiro de 2013, Aline Pinheiro 

Illinois, décimo estado americano a aprovar casamento igualitário

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013 0 comentários

O casamento igualitário se espalha pelo mundo enquanto os conservadores ladram (nem todos eles aliás). Agora foi a vez do estado americano de Illinois caminhar na direção da igualdade. Aqui, em São Paulo, contudo, os casais LGBT ainda terão que esperar até 1º março para oficializar seus casórios, o que deveria estar ocorrendo a partir de hoje. É que a Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo estendeu o prazo da formatação da inclusão do casamento entre pessoas do mesmo sexo, nos cartórios de todo o estado, devido ao grande número de sugestões para o serviço que estão em análise técnica. Nenhum revés porém.

Senado de Illinois aprova casamento gay


Trata-se do décimo estado americano a fazê-lo, mas é o primeiro da região do Midwest. É também o estado pelo qual foi eleito Barack Obama quando chegou ao Congresso.

Os senadores do Illinois aprovaram na quinta-feira à noite (dia 14/02) um projeco de lei que institui o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Trata-se do 10.º estado americano a fazê-lo, mas é o primeiro do Midwest. O Senado tem maioria democrata, mas o decreto tem a aprovação do presidente do partido na região, Pat Brady, que em janeiro dissera que “dar aos casais gay e lésbicos a liberdade de casar só honra os melhores princípios conservadores – os que dizem que a lei deve tratar todos os cidadãos de forma igual”.

Na votação, 34 senadores votaram a favor e 21 contra e o projeto de lei segue agora para a câmara dos representantes do congresso estadual, de maioria democrata (é o estado do Presidente Barack Obama, que chegou ao Congresso de Washington eleito por Illinois; foi o primeiro chefe de Estado a defender o casamento gay e a usar esta palavra num discurso de tomada de posse). Se for aprovado, torna-se lei. O governador de Illinois, Pat Quinn, diz que assinará a legislação mal ela chegue à sua secretária.

A senadora democrata Heather Steans, proponente da legislação, disse que esta votação “entrará na História”. “Temos a oportunidade de tornar todas as famílias do Illinois iguais”. Há dois anos, este estado já tinha aprovado a união de fato para casais do mesmo sexo, condição que não dá os mesmos direitos e obrigações que um casamento.

Bernard Cherkasov, da organização Equality Illinois, disse estar confiante sobre a aprovação da lei até porque, explicou, as comunidades religiosas estão a favor dela e da mudança da alínea constitucional estadual que define casamento como união entre duas pessoas de sexos distintos para união entre duas pessoas com direitos iguais.

Fonte: Público.pt, 15/02/2013 

Homossexualidade e Homofobia no "Quem Convence Ganha Mais" às 17:15

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 5 comentários

Homossexualidade e Homofobia são os temas debatidos no programa"Quem Convence Ganha Mais", do SBT, desta sexta-feira, 15.

No programa de hoje, haverá uma espécie de "confronto de ideias" entre homofóbicos e gays. Essa é a disputa do programa de hoje cujo tema é: "Os gays não têm vez na sociedade". Riller não gosta de homossexuais e deixa isso bem claro. Ele conta que foi educado assim e que na sua família, ninguém gosta e aceita umhomossexual. Ele até já pediu demissão de um trabalho porque o chefe era gay. Marcos também é contra. Ele diz que "homossexualismo" é contra a lei da natureza e fala que isso não passa de uma doença. 
Danilo e Diego são gays e defendem sua sexualidade no programa. Danilo conta que ser gay não é uma escolha e diz que heterossexuais e homossexuais são exatamente iguais. Diego já sofreu agressão de um motorista de ônibuis, só porque ele é gay. Ele explica que ninguém escolhe ser gay, a pessoa simplesmente nasce assim. Esse é um assunto mais que polêmico.

O programa"Quem Convence Ganha Mais" vai ao ar nesta sexta, às 17h15.

Fonte: SBT, Momento Verdadeiro 

Vogue de março com casal de mulheres em beijos e carícias

0 comentários


Em alta no mundo da moda, após a Elle francesa levantar a bandeira do casamento entre pessoas do mesmo sexo, com duas belas, e a Chanel encerrar seu desfile de verão 2013 de alta-costura com duas noivas na passarela, os casais de mulheres agora fazem bonito também na edição de março da Vogue americana.

No ediotrial, a modelo brasileira Raquel Zimmermann (a loira) troca beijos e carícias com Joan Smalls, a modelo número 1 do mundo, segundo o ranking do site Models.com. O ensaio intitulado To Rome with Love, pelas lentes de Mario Testino, visa mostrar a tendência de ternos masculinos que vão invadir os guarda-roupas femininos na primavera do Hemisfério Norte. Que acham do casal e das roupas?

Fotógrafo: Mario Testino 
Estilista: Tonne Goodman
Make-Up: Tom Pecheux

















































































































Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2025 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum