Na próxima sexta-feira (27), “beijaço” contra homofobia na praça São Salvador no Rio

quinta-feira, 26 de março de 2015

"Beijo na Praça" contra LGBTfobia acontece nesta sexta-feira (27)Reprodução / Facebook

Grupo organiza “beijaço” contra homofobia na praça São Salvador, no Rio

Um casal de homens teria sido agredido com copos de vidro durante um beijo no local

A comunidade LGBT organiza um beijaço para a próxima sexta-feira (27) na praça São Salvador, em Laranjeiras, zona sul do Rio. Segundo a organização, o ato surge como resposta a um episódio de homofobia que aconteceu no dia 1º de março no mesmo local. Um casal de homens teria sido agredido por outros dois frequentadores da praça com copos de vidro durante um beijo.

O casal teria buscado ajuda com guardas municipais e policiais militares que estavam próximos ao local, sem sucesso. A reação de alguns dos presentes na praça foi realizar um “beijaço” instantâneo, em apoio ao casal.

Segundo Thiago Bassi, um dos apoiadores do ato do dia 27, a reação gerou mais ódio.

— Quando esse grupo de 10, 12 pessoas, começou a se beijar, as pessoas jogaram mais copos e garrafas de vidro.

De acordo com o relato, os policiais militares só se dispuseram a levar o casal até a delegacia quando a multidão que assistia à c enaproferiu palavras de contra-agressão e vaias. As vítimas teriam sido questionadas sobre a possibilidade de ir na mesma viatura que os supostos agressores, o que não foi aceito.

Bassi afirma que a agressão aconteceu em frente ao bar Casa Brasil, que teria fornecido mais copos e garrafas para que a agressão não fosse interrompida. Procurado pelo R7, o bar afirmou que soube do caso, mas que não teria acontecido próximo ao estabelecimento.

Nas redes sociais, mais de 300 pessoas já confirmaram presença no “beijaço”. Bassi afirma que vários coletivos já declaram apoio ao evento. No manifesto da página, a organização explica que a frente de combate à LGBTfobia reúne “coletivos e ativistas que advogam por uma sociedade livre de exploração e qualquer tipo de preconceito”.

Em resposta ao preconceito contra a comunidade LGBTI, a frente de coletivos criou o site Tem Local, que reúne locais ditos lgbtfóbicos. O mapa colaborativo será lançado no dia do “beijaço”.

A concentração do ato começa às 18h. A partir das 20h haverá beijaço de hora em hora até as 23h. Haverá apresentação da banda da Orquestra Voadora, “guerra de purpurina” e presença de diferentes coletivos do movimento LGBT.

No dia 1º de abril também haverá uma nova ocupação, na rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, zona sul do Rio. Bassi afirma que houve relatos de lesbofobia no local, que será ocupado com purpurina e panfletos com manifestos contra o preconceito.

Fonte: R7 Notícias, 23/03/2015

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum