Estrela de «Prison Break» critica lei anti-gay na Rússia

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Wentworth Miller, ator de Prison Break, rejeita participar de festival
 de cinema na Rússia em protesto contra a homofobia local 

Wentworth Miller, conhecido por ter protagonizado a série televisiva «Prison Break», rejeitou publicamente o convite para ser homenageado no Festival Internacional de Cinema de São Petersburgo, criticando a falta de liberdade de expressão dos homossexuais na Rússia.

Recentemente, o parlamento russo aprovou uma lei «anti-gay» que proíbe qualquer demonstração pública de afeto entre homossexuais e lésbicas, bem como a «promoção» das causas gay, incluindo desfiles e outros eventos semelhantes.
Muito obrigado pelo convite. Como alguém que teve muito gosto em visitar a Rússia no passado, e que pode reclamar alguma ascendência russa, teria todo o prazer em aceitar. No entanto, como homem gay, tenho de recusar o convite», escreveu Miller, em resposta à organização do festival.
O ator afirmou estar "profundamente preocupado com a atitude e o tratamento em relação aos homens e mulheres gay por parte do governo Russo".
Esta situação é inaceitável e não posso, conscientemente, participar numa festa num país onde pessoas como eu veem negado, sistematicamente, o direito básico a viverem e amarem livremente, explicou.
Wentworth Miller, que nunca antes tinha revelado publicamente a sua orientação sexual, acrescentou que espera um dia poder tomar uma posição diferente caso as "circunstâncias mudem".

A homossexualidade era considerada crime na Rússia até 1993 e hoje em dia a homofobia continua bem presente na sociedade russa em geral. Organizações dos direitos humanos e associações de defesa dos direitos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais) têm vindo a denunciar cada vez mais os casos de perseguição a homossexuais na Rússia.

Fonte: Cinebox. tvi24, JCS / 2013-08-22

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum