Protesto contra Feliciano e projeto da 'cura gay' reúne 4000 em São Paulo

sábado, 22 de junho de 2013


São Paulo tem protesto contra Feliciano e projeto da 'cura gay'
Projeto aprovado na Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo deputado e pastor, permite terapias para tratar a orientação sexual

Renan Truffi
Cerca de 4 mil pessoas se reuniram no início da noite desta sexta-feira (21), na Praça Roosevelt, centro de São Paulo, para protestar contra o presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara dos Deputados, deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), e o projeto apelidado de cura gay, proposta que autoriza terapias para tratar orientação sexual.

O projeto foi aprovado pela CDH, mas ainda precisa passar por análise da Comissão da Constituição e Justiça. Os manifestantes contra a "cura gay" criticam que a proposta é um "retrocesso". "Vejo com muita tristeza. É um retrocesso muito grande. Precisamos que ele cure a violência, os hospitais, o transporte público. Nós não somos doentes", critica Agripino Magalhães, ativista do movimento LGBT de São Paulo.

Fabiana Oliveira, de 25 anos, e Fabiana Pires, de 27 anos, moram juntas e são mães de Gabriela, de 10 anos, e Guilherme, de 12 anos. Elas dizem sempre participar de atos com a pauta gay e desta vez tiveram o incentivo da filha. "Ela (Gabriela) estava louca para vir. Usamos ele como exemplo (contra a cura gay). Vivemos com a diversidade dentro de casa", contou Fabiana Oliveira.

De autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), a proposta prevê a suspensão da validade de dois artigos de uma resolução do Conselho Federal de Psicologia, em vigor desde 1999. Um dos trechos é o que proíbe os profissionais de participar de terapia para alterar a orientação sexual e de atribuir caráter patológico (de doença) à homossexualidade. Atualmente, os profissionais também não podem adotar ação coercitiva a fim de orientar homossexuais para tratamentos não solicitados.

A manifestação ocorreu ainda em parceria com profissionais de saúde que pedem o veto do PL 268, conhecido como Ato Médico. A principal reclamação é que, caso o projeto seja sancionado pela presidente Dilma Rousseff, a atuação dos profissionais de saúde será cerceada.

"O Ato Médico vai restringir muito a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) porque as pessoas passam a ter que depender do médico para poder usufruir dos serviços. Vai expropriar a saúde da população", explica o psicólogo Sérgio Garcia, de 33 anos.

Apesar de terem marcado o protesto juntos, o grupo de profissionais da saúde que estão contra o Ato Médico decidiu se separar do movimento LGBT na hora da passeata. Em cerca de 150 pessoas, eles partiram rumo à avenida Paulista, pela Consolação, por volta de 19h. Eles usaram a faixa da direita da pista sentido Rebouças para chamar atenção dos motoristas.

Já o movimento LGBT discutiu por algum tempo porque parte dos integrantes defendia que o ato permanecesse o tempo todo na Praça Roosevelt. Mas, cerca de 30 minutos depois do início da caminhada dos profissionais de saúde, eles também decidiram andar até a Paulista prlo mesmo caminho.

No trajeto, as músicas contra o Pastor Feliciano eram as mais cantadas. "Feliciano, pode esperar, a sua hora vai chegar". Ainda assim, como tem acontecido em todos os protestos na capital paulista, os cantos do Movimento Passe Livre foram adaptados para as novas reinvindicações. "Vem, vem para rua, vem sem preconceito", entoaram.

Depois de entrar na Paulista, o protesto ainda seguiu até o Museu de Arte de São Paulo, onde permaneceu bloquendo ambos os sentidos da avenida por aproximadamente uma hora. Enquanto isso, grupos retardatários foram chegando. Para terminar, os manifestantes voltaram a caminhar, mas desta vez no sentido contrário, rumo à Consolação. Eles entraram, então, na rua Augusta, sentido centro, para chegar até a Roosevelt novamente.

Fonte: Último Segundo via iG São Paulo (21/06/2013)

    1 comentários:

    1. Casamento gay e Caos Jurídico no Brasil
      https://www.youtube.com/watch?v=QPCe-WORLWQ

      Gays e lésbicas não constituem família
      https://www.youtube.com/watch?v=4UQDZDcvwbk

      Estado Laico x Ateismo Militante + Casamento Gay
      https://www.youtube.com/watch?v=lOFQowXjRr8

      Identidade Gay Visa Acabar com a Decência Humana
      https://www.youtube.com/watch?v=6sOqQRLrceE

      A Homofobia não existe!:
      http://www.youtube.com/watch?v=1r_VopTrdk4
      http://www.youtube.com/watch?v=pekRkIqsoK0

      GAYS, GAYZISMO E ADOÇÃO
      https://www.youtube.com/watch?v=A2gbDVuwFKs

      Casamento Gay e Abuso Sexual de Crianças
      https://www.youtube.com/watch?v=7w5UoueCXCs

      Homossexualismo e Homoafetividade
      https://www.youtube.com/watch?v=xWbGKVfNtXE

      Gayzismo e Ódio Anticristão
      https://www.youtube.com/watch?v=vqGqp3QyU9E

      O Islã vai Erradicar o Homossexualismo
      http://www.youtube.com/watch?v=CeiaI-Oa3p0

      ABORTO, INFANTICÍDIO, PEDOFILIA E EUTANÁSIA - PARA REDUZIR O RESPEITO PELA VIDA
      https://www.youtube.com/watch?v=La2YSujqHhg

      Casamento Gay - Tolerância X Normatização
      https://www.youtube.com/watch?v=DO5nIIo2YkE

      Verdades que não são contadas sobre homossexuais e o homossexualismo
      https://www.youtube.com/watch?v=Bzdei4SN-vU

      Os Segredos do Movimento LGBT/Ativismo Gay EXPOSTOS AQUI
      https://www.youtube.com/watch?v=lDEaOaxZd-8

      Casamento = Espécie + Gênero + Número
      https://www.youtube.com/watch?v=PsZDrywKgnU

      ResponderExcluir

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
     
    Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum