Gays estão entre os principais alvos da insânia do Estado Islâmico

sexta-feira, 6 de março de 2015

Em vídeo divulgado no fim do ano, EI mata gays jogando-os de prédios no Iraque 

Estado Islâmico aperta cerco contra gays na Síria

Médico acaba perseguido por governo e jihadistas, e agora espera asilo político.

BEIRUTE - Pela lei da sharia, a homossexualidade é um crime passível de morte. Especialmente com o Estado Islâmico, que aplica o radicalismo islâmico às consequências mais pesadas, os gays têm vida ainda mais difícil. Em novembro, o grupo fez sua primeira execução pública de homossexuais, apedrejando dois sírios. Em outra ocasião, no Iraque, as imagens de homens sendo jogados do alto de um prédio pelo crime previsto no código da sharia rodaram o mundo.

O “El País” conversou com um jovem identificado com Ibrahim, da cidade síria de Raqqa — capital do grupo. Médico de 33 anos, ele foi preso em 2010 pela Síria. Seu crime foram “atos sexuais imorais”, previsto na constituição local. Foi delatado por um amigo que sofreu tortura. A família pagou € 18 mil para abafar a prisão. A situação parecia controlada, mesmo com a explosão da violência por conta da guerra civil no país. No entanto, o alívio foi breve.

— Quando pensei que tudo já havia acabado, o poior começou. Veio a revolução, o caos se apoderou de Raqqa e o Exército Livre Sírio virou a al-Nusra (frente da al-Qaeda no país) e o EI — conta ao jornal.

Três amigos homossexuais foram mortos por jihadistas: dois com bala na cabeça e um de ataque cardíaco enquanto era torturado. Ibrahim afirma, no entanto, que os homossexuais ativos não se viam como parte da comunidade gay, e acabaram entregando todos os parceiros de sua época pré-insurgência.

Ibrahim foi sequestrado e torturado. Com € 10 mil pagos mais uma vez pela família, desta vez aos jihadistas, ele foi novamente libertado. Desta vez, foi forçado a fugir de Raqqa pelos próprio parentes. Foi a Damasco.

Na mesma cidade, o “El País” conta que um sírio-espanhol de 35 anos foi arrastado pelas ruas com o namorado. Só escapou pelo passaporte europeu.

Ibrahim foi para o Líbano, onde tenta começar uma nova vida.

— São sete meses em espera de um asilo político na Europa. Sei que mereço um novo começo. Mas ainda não me deram a oportunidade.

Os relatos como o de Ibrahim não são raros: nos últimos três meses, pelo menos três execuções públicas de gays foram divulgadas pelo grupo. O grupo é um dos alvos mais procurados, mas não o único. Cristãos, muçulmanos moderados e governos são alvos dos jihadistas.



Fonte: Rondonia News, via O Globo, 04/03/2015

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum