Inaugurada casa Arco-Íris para a terceira idade LGBT na Suécia

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Sweden opens first retirement home for gays
A casa de repouso Regnbågen (Arco-Íris) fica localizada neste prédio em Estocolmo. Foto: Olof Holdar/Micasa

No dia 22 de novembro, em Estocolmo, Suécia, foi oficialmente inaugurado o primeiro lar para a terceira idade LGBT. Conquista de uma associação cooperativa de inquilinos, a casa, chamada Regnbågen (Arco-Íris), tem 27 apartamentos, situa-se em Sandhamnsgatan (área central da cidade), e visa abrigar pessoas com idade a partir de 55 anos.

Segundo Lars Mononen, morador e vice-presidente da associação Regnbågen, a casa se destina a prover um lugar onde os integrantes da comunidade LGBT possam se sentir confortáveis numa fase mais avançada da vida.
Geralmente, não temos filhos nem muita proximidade com familiares, e, quando a gente para de trabalhar, sente falta de interação social. Em Renbågen, temos uma rede de segurança social extra e a possibilidade de integrar uma comunidade ativa. É um local onde as pessoas realmente buscam contato com os vizinhos em vez de evitá-los. 
Embora criada para atender as necessidades específicas da comunidade LGBT, Renbågen permanecerá aberta para qualquer pessoa de qualquer parte do país. Segundo o presidente da associação,  Christer Fällman:
Não queremos que vejam essa iniciativa como uma espécie de volta ao armário. Qualquer um poderá viver aqui. Será uma nova forma de integração.
Por outro lado, Mononen acredita que Renbågen não será a única casa para aposentados LGBT da Suécia por muito tempo. Segundo ele, em Gothenburg, já se está pensando em projeto similar.

Com informações de The Local, Sweeden's New in English, por David Landes, 22/11/2013

1 comentários:

  1. No Brasil só precisamos de lar decentes para nossos aposentados seja eles LGBT ou não porque o abandono e vergonhoso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum