Ao receber prêmio pelo conjunto da carreira, Jodie Foster agradeceu a ex-mulher e disse ser assumida desde a idade da pedra

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Jodie Foster faz discurso emocionante ao receber prêmio
Cecil B. DeMille pelo conjunto da carreira

Abaixo texto de O Globo sobre o emocionante discurso de Jodie Foster após receber o prêmio Cecil B. DeMille, pelo conjunto da obra, anteontem (domingo, 13/01). Segue também a fala em vídeo e link com sua transcrição (em Inglês).

Enquanto um bando de reaças saia no domingo pelas ruas de Paris para protestar contra a igualdade  de direitos entre as pessoas hétero e homo, essa bela e talentosa mulher fazia publicamente um agradecimento a sua ex-mulher, por sua vida em comum, e se dizia orgulhosa de sua família moderna. Ela teve dois filhos, que estavam na plateia, quando casada com a ex Cydney Bernard, de 1993 a 2008. Merecidíssimo prêmio pela carreira. Devia receber outro pela dignidade de seu discurso. E ela tem razão: privacidade é uma coisa muito importante principalmente em tempos de reality shows de todo o tipo e culto a celebridades. 

'Não vou sair do armário aqui', diz Jodie Foster ao levar Globo de Ouro

'Já fiz isso mil anos atrás', declarou atriz sobre orientação sexual. Ela levou prêmio pela carreira neste domingo; discurso emocionou plateia.


A atriz Jodie Foster provocou risos (ao dizer que não pretendia "sair do armário") e choro (ao agradecer a sua "família moderna" e mencionar a mãe doente) quando passou pelo palco do Globo de Ouro na noite deste domingo (13), em Los Angeles. Ela recebeu prêmio Cecil B. DeMille, pelo conjunto da obra. Durante sua fala fala de agradecimento, Foster brincou: "Eu espero que vocês não fiquem desapontados com o fato de que não vou sair do armário aqui nesta noite. Já fiz isso mil anos atrás."

Ao chegar à frente do público, Jodie Foster inicialmente estabeleceu certa tensão, começando seu discurso em tom ironicamente ameaçador. "Enquanto estou aqui nessa posição tão confessional, acabo de ter uma súbita vontade de dizer algo que nunca fui capaz de dizer em público", revelou.

"Estou um pouco nervosa quanto a essa declaração. Não tão nervosa quanto minha agente, hein, Jennifer? Mas, você sabe, tenho de colocar isso para fora. Orgulhosamente e alto. Vou precisar da sua ajuda. Eu sou... solteira", completou. E logo emendou: "Estou brincando".

Em seguida, Jodie lembrou ter abordado a própria orientação sexual em ocasiões anteriores – "na idade da pedra", exagerou. "Naqueles dias muito pitorescos, quando uma garota frágil escolhia se abrir com amigos confiáveis, e com a família, assim como com colegas de trabalho e depois, gradualmente, orgulhosamente, com todo mundo que a conhecia. Mas agora aparentemente se espera que toda celebridade dê detalhes de sua vida privada em entrevistas coletivas", comparou Foster. "Privacidade. Em algum dia no futuro as pessoas vão olhar para trás e se recordar de como isso era bonito."

Por diversas vezes ao longo do discurso, Jodie Foster fez referência aos dois filhos adolescentes, que estavam na plateia. "Tenho muito orgulho da minha família moderna, dos meus filhos. Tudo isso, meninos, é para vocês", comentou. Ela agradeceu, ainda, à sua ex-companheira, Cydney Bernard, com que esteve entre 1993 e 2008, segundo informação do portal IMDb.

O instante de comoção mais notável veio quando a atriz se dirigiu à mãe, que tem demência. "Eu te amo, eu te amo, eu te amo, e espero que, dizendo três vezes, isso vai entrar mágica e perfeitamente na sua alma, encher você de graça e alegria por saber que fez o bem nesta vida. Você é uma grande mãe. Por favor, leve isso você quando estiver finalmente pronta para partir." Foster deixou o palco sob aplausos, e as câmeras mostravam que parte do público chorava.

Ao longo da carreira, ela já ganhou dois Globos de Ouro de melhor atriz, por "O silêncio dos inocentes" (1991) e "Acusados" (1988), trabalhos que também lhe renderam estatuetas do Oscar. Comparada a outros ganhadores do Cecil B. DeMille, Jodie Foster é relativamente nova: tem 50 anos idade. Seus predecessores no prêmio são nomes como Steven Spielberg, Al Pacino, Judy Garland, Harrison Ford, Walt Disney, Frank Sinatra, Bette Davis, Lucille Ball e Morgan Freeman.

Antes de misturar ironia, crítica à cultura de celebridades e declarações à mãe e à família na noite deste domingo, ela brincou no Globo de Ouro dizendo que estava sem o "andador", referindo-se ao aparelho que costuma auxiliar pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção.

Fonte do texto: O Globo  Link para transcrição do discurso de Jodie

1 comentários:

  1. Ela deve estar muito feliz em receber o prêmio. Parabéns para Joddie Foster.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum