Tensão pré-menstrual (TPM): lésbicas também têm

sexta-feira, 22 de junho de 2012

por Míriam Martinho

Dizem que até 80% das mulheres têm a famigerada TPM que se abate sobre suas vítimas uns 15 dias antes da menstruação, gerando sintomas físicos e psicológicos que variam do desagradável ao pirante. Fadiga, dor nos seios, retenção de líquidos com inchaço generalizado e consequente aumento de peso, enjôo, dor de cabeça, cólicas e mal-estar são alguns dos sintomas físicos. Nervosismo, irritabilidade, ansiedade, insônia, depressão e hipersensibilidade são alguns dos sintomas psicológicos. Tem gente que fica até com a vida pessoal e profissional afetada tal a intensidade dos problemas. 

E como se combate o mal? Em primeiro lugar, mudando de hábitos. Sabe-se hoje que é possível pelo menos amenizar consideravelmente os sintomas da TPM, seguindo apenas uma dieta alimentar mais saudável e partindo para a prática de exercícios. 

Para a dor nos seios, por exemplo, passe a ingerir soja, peixe, germe de trigo, aveia, leite, ovos, banana, nozes e produtos integrais. Estes últimos também servem para combater o enjôo e a retenção de líquidos. Então, dá-lhe arroz, cereais, macarrão e pães integrais. Para fadiga e cólicas, mais soja (queijo, leite e derivados), além de sardinha, salmão, avelã, couve, milho, brócolis, repolho e acelga. Para o mal-estar e a irritabilidade, além dos cereais integrais e da soja, capriche na manga, espinafre, ervilha, agrião, rúcula e abóbora. Para o inchaço generalizado, vá de atum, melancia, salsinha, salsão, alcachofra, aspargo fresco e folhas em geral. Para dor de cabeça, castanhas, nozes, óleo de oliva, ovo e agrião. E, para enganar aquela vontade enlouquecida de comer doces, vá de barras de cereal com chocolate na versão light.
  

Caminhada contra todos os males


Na área dos exercícios, simplesmente caminhe. Faça um programa regular de caminhadas leves de 30 minutos, alternando um dia sim um dia não, nas primeiras duas semanas, e depois cinco dias por semana ou todos os dias. Faça alongamentos simples, antes e depois da caminhada, e vá devagar e sempre. Além de ajudar no combate aos sintomas da TPM, a caminhada beneficia o corpo de forma integral, com praticamente risco zero de lesões por ser atividade de baixo impacto (pessoas com problemas cardíacos, contudo, devem consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade física). Você emagrece, enrijece os músculos, fortalece os ossos, mantém a pressão baixa, melhora o sistema cardiovascular e fica de melhor humor. 

Lembre-se apenas de caminhar antes das 10:00 da manhã ou após às 16:00 da tarde para evitar o período em que o sol está mais forte e seus raios são nocivos. Mesmo nos horários permitidos, nunca esqueça de passar protetor solar, de usar roupas leves (moletons e camisetas), bonés (para mais proteção) e tênis com amortecedor no solado. Se for caminhar mais que 30 minutos, de forma moderada à intensa, leve uma garrafinha de água para hidratar o corpo. Como em qualquer atividade, os benefícios da caminhada só surgirão com sua prática regular. Mesmo que você pratique 4 vezes por semana, um dia sim, um dia não, se o fizer de forma sistemática e progressiva, obterá um bom condicionamento físico, em dois ou três meses, e botará a TPM para escanteio. Então, você já sabe:


Comidas contra a TPM:


a)peixes: atum, salmão e sardinha; b) frutas: banana, figo, manga e melancia; c) produtos integrais: arroz, cereais, macarrão e pães; d) grãos, folhas e legumes: soja (também como leite e queijo) couve, milho, brócolis, repolho, acelga, espinafre, ervilha, agrião, rúcula, abóbora, salsinha, salsão, alcachofra e aspargo fresco; e) outros: germe de trigo, aveia, leite, ovos, nozes, avelã, castanhas, óleo de oliva, barras de cereal light com chocolate ou uvas passas.


Comidas a favor da TPM:


Doces, alimentos salgados e bebidas com cafeína (café, chá preto, refrigerantes). Estes alimentos aumentam a retenção de líquidos, a ansiedade, a depressão e a irritabilidade características da TPM. Sobretudo nos 10 dias que antecedem a menstruação, para que a dita não a martirize, pegue leve com todos ou não use nenhum se puder. Para complementar seu arsenal nesta guerra peculiar, compre cápsulas à base de prímoris na farmácia, elemento comprovadamente eficaz para o problema. 

E, repetindo, deixe a preguiça de lado e ponha-se a andar!!  

Original: Martinho, Míriam. A famosa tensão pré-menstrual (TPM) e a arte de driblá-la. Ousar Viver Especial. Revista Um Outro Olhar, 39, dez/02-fev.03. UOO On-line (18/07/04)

2 comentários:

  1. Minha dúvida é em relação ao Prímoris, que dizem combater males da TPM: como devo tomar? Já ouvi dizer que 15 dias antes da menstruação, não havendo necessidade de tomar direto, o Mês inteiro... Procede? Grata.

    ResponderExcluir
  2. Elaine, na bula do Prímoris 45 cápsulas - Herbarium http://bit.ly/Lbdwbm existe a recomendação de ingestão diária das cápsulas, mas você pode experimentar tomar 15 dias antes da menstruação para ver como seu corpo reage. Abs,

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum