Morre jovem de 16 anos esfaqueada por judeu ultraortodoxo durante a Parada Gay de Jerusalém

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Judeu ultraortodoxo esfaqueia jovem durante a Parada do Orgulho Gay, em Jerusalém

Jovem de 16 anos esfaqueada durante Parada Gay de Jerusalém morre

Uma jovem de 16 anos que foi esfaqueada durante a Parada do Orgulho Gay de Jerusalém morreu neste domingo (2) em consequência dos ferimentos, informou o hospital onde ela estava internada.

O ataque foi cometido por um judeu ultraortodoxo, que feriu outras cinco pessoas no evento, realizado na quinta-feira (30).

Shira Banki não resistiu aos ferimentos, informou Hadar Elboim, porta-voz do Hospital Hadassah.

Yishai Schlissel, que foi preso no local, acabara de ser libertado após cumprir pena por um crime semelhante em 2005 -quando também feriu, a facadas, três pessoas que participavam da parada gay anual.

Segundo testemunhas, os cerca de 5.000 participantes da marcha seguiam por uma avenida quando Schlissel, que estava escondido em um supermercado, saltou em direção à multidão e apunhalou seis pessoas.

Segundo a Associated Press, a marcha seguiu após os feridos serem retirados, mas com um clima mais "sombrio". A imprensa local disse que milhares de moradores que não estavam inicialmente na parada se juntaram à multidão em solidariedade.

TENSÃO

A parada de Jerusalém, onde a população religiosa é mais proeminente do que em outras partes de Israel, é bem menor e mais restrita que a marcha anual em Tel Aviv, que reuniu cerca de 100 mil pessoas no mês passado.

Este tipo de evento sempre foi um foco de tensão entre a maioria secular do país e a minoria ultraortodoxa.

Antes da parada, nesta quinta, um representante do grupo de extrema-direita Lehava disse ao jornal "The Jerusalem Post" que sua organização considera a homossexualidade tão grave como "roubar um banco" e que acredita que ela está destruindo a nação judaica.

Após o ataque, no entanto, líderes de partidos ultraortodoxos, condenaram a ação, assim como autoridades israelenses.
Pessoas celebrando sua liberdade e expressando sua identidade foram esfaqueadas de forma cruel. Não podemos nos enganar: a falta de tolerância vai nos levar a um desastre. Não podemos permitir crimes como esses, e precisamos condenar aqueles que os cometem e os apoiam", disse o presidente de Israel, Reuven Rivlin.
O primeiro-ministro Binyamin Netanyahu classificou o ataque como "um incidente dos mais sérios".

Apesar da hostilidade dos ultraortodoxos, Israel é visto como um país com políticas mais liberais sobre gays.

Fonte: FSP, via Associated Press, 02/08/2015

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum