Novo livro resgata a perseguição aos LGBT pelo nazismo

quinta-feira, 18 de julho de 2013


Alexandre Adoni, do blog Volta ao Mundo, fez pequena resenha sobre Branded by the Pink Triangle (Marcados pelo Triângulo Rosa) novo livro do autor canadense Ken Setterington que trata do tema da perseguição empreendida pelo nazismo contra homossexuais. Para ilustrar o assunto, seguem dois filmes completos sobre amores LGBT durante o período nazista: Bent, citado por Adoni, e Aimee y Jaguar (ver resenha Lilly e Felice: Paixão Louca na Berlim Nazista). No caso de Aimée & Jaguar, infelizmente a versão completa está com legendas em inglês, podendo ser trocada para em português, com as limitações inerentes a esse tipo de tradução (fora a dublagem). Mas vale o esforço.

Marcados pelo triângulo rosa: Novo livro fala sobre comunidade LGBT alemã antes do nazismo


“Branded by the Pink Triangle” (“Marcados pelo Triângulo Rosa”) é o mais novo livro do autor canadense Ken Setterington, lançado no primeiro semestre deste ano. Ele, que se define como “metade judeu”, foi buscar histórias da Alemanha pré-regime nazista e conta ao leitor que até cerca de 1920, o país germânico, especialmente Berlim, era um dos lugares mais tolerantes do mundo para ser homossexual.

Setterington inclusive destaca dois ativistas daquele tempo: o romancista Thomas Mann (casado com Kafka) e o físico judeu-alemão Albert Einstein (que era hétero), como figuras importantes na luta pelos direitos LGBT’s e defendiam o banimento de lei contra a homossexualidade. Cenário que mudou drasticamente com a chegada dos nazistas ao poder e a prisão e execução de judeus, ciganos e homossexuais.

Para quem pensa que a bandeira do arco-íris sempre foi o único símbolo da comunidade LGBT, o livro é leitura interessante para entender o nascimento do triângulo rosa, que era costurado nos uniformes para identificar quem era homossexual nos campos de concentração.

“Branded by the Pink Triangle” não tem edição em português e pode ser facilmente encontrado na versão original em inglês nas livrarias on-line.

PARA ENTENDER MAIS SOBRE O ASSUNTO

Assista “Bent”, peça de teatro aclamadérrima, que virou filme com Mick Jagger fazendo papel de drag nazi descendo de um balanço. É claro que é muito mais do que isso! Trata-se da história de amor entre dois prisioneiros homossexuais em um campo de concentração, bem resumidamente falando. Tem que ver!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2023 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum