Show no Circo Voador: Artistas contra o preconceito no Rio

terça-feira, 14 de maio de 2013


Show no Circo Voador mobiliza artistas contra o preconceito
Caetano, Ney, Frejat, Zélia e outros grandes nomes da MPB lançam campanha da coordenadoria especial da Diversidade Sexual

Por Sílvio Essinger
RIO - Espelhando-se em outras mobilizações públicas envolvendo grandes artistas da música brasileira, como a do movimento Diretas Já, em 1984, a coordenadoria especial da Diversidade Sexual da prefeitura prepara um evento especial para lançar sua campanha anual Rio Sem Preconceito. Na próxima quarta-feira, dia 15, às 21h30m, um show reúne, no palco do Circo Voador, nomes como Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Frejat, Fernanda Abreu, Zélia Duncan e Preta Gil para cantar contra todas as formas de discriminação, com uma banda arregimentada pelo percussionista e cavaquinista Pretinho da Serrinha.

— Em função do que está acontecendo no país, a gente quis que a campanha falasse de preconceito como um todo, e que englobasse todas as formas de arte — conta o coordenador especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio, Carlos Tufvesson. — A questão da homofobia está sendo demonizada, com um discurso que pouco tem a ver com a realidade. Queremos mostrar que o mesmo preconceito que eu, por exemplo, sofro como gay, é o que sofre uma criança obesa na escola. É um espetáculo para lembrar que todos somos responsáveis pela mudança. Se você não se preocupar com o preconceito, ele vai chegar até você.

Segundo Tufvesson, nada foi por acaso. Nem a escolha do local para sediar o evento, o velho Circo Voador (espaço fechado pelo poder público em 1997, depois de um entrevero entre o vocalista dos Ratos de Porão, João Gordo, e o então recém-eleito prefeito Luiz Paulo Conde), nem a do elenco (composto por artistas notoriamente ligados, seja nas canções ou na atuação política, à defesa das liberdades individuais) nem a data, que está entre o dia 13 (da Abolição da Escravatura) e o 17 (Dia Internacional contra a Homofobia).

Ingressos no Facebook

— Todos estão participando de maneira voluntária, são cidadãos expressando seus direitos civis — diz o coordenador. — Não há mais tanques nas ruas, mas os índices dos crimes de ódio estão em alta. Cabe aos cidadãos suscitar uma nova discussão, principalmente sobre se devemos ou não aceitar que pessoas imponham suas regras pessoais como políticas públicas.

— O Rio de Janeiro sempre foi uma cidade progressista e referência de convivência das diferenças para o resto do Brasil. Está na hora de reafirmarmos isso — defende Roberto Frejat.

— Quando fui convidada para participar do evento, aceitei prontamente — diz a cantora Preta Gil, que fez da canção “Sou como sou”, muito popular em seus shows, um hino contra a intolerância e a discriminação. — Desde sempre, estive na luta contra todos os tipos de preconceito. Sou carioca e não podia deixar de estar junto nesse momento tao significativo. Será uma honra participar ao lado de artistas tão respeitados, juntos pela mesma causa.

— Sou negro, e vivo num país em que não é fácil ser negro. Existe um preconceito que não é evidente, mas que você percebe nas falas, nas atitudes das pessoas. Então, eu estou junto, essa era uma causa que eu tinha que apoiar — explica Pretinho da Serrinha, que montou uma banda básica para acompanhar os artistas em suas músicas. — Como não vai dar pra reunir todos os cantores para os ensaios, pedi as músicas com os tons e peguei uma turma de músicos que já se conhece, que é para não ter complicação na hora.

No repertório da festa haverá muitas músicas que de alguma forma falam de liberdade ou tocam no tema do preconceito, como “Gatas extraordinárias” e “Meu corpo quer você” (com Preta Gil), “Toda forma de amor” e “Imorais” (com Zélia Duncan). Os ingressos serão oferecidos através de um concurso cultural promovido pela página da CEDS-Rio o Facebook (https://www.facebook.com/CEDSRIO).

Fonte: O Globo, 9/05/13

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum