Subsecretário-geral do conservador Partido Popular casou com companheiro em Vitória na Espanha

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Javier Maroto, do conservador Partido Popular, trocou votos com Josema Rodríguez

Presidente da Espanha e outros líderes conservadores participam de casamento gay

O subsecretário-geral do tradicional Partido Popular trocou votos com seu companheiro, depois de 19 anos

MADRID — Os principais líderes do conservador Partido Popular da Espanha, incluindo o presidente do país, Mariano Rajoy, compareceram ao casamento de seu subsecretário-geral com outro homem, dando aprovação tácita à lei de igualidade de direitos para o casamento entre pessoas do mesmo sexo, à qual costumavam se opor.

Javier Maroto trocou votos, no dia 18/09, com Josema Rodríguez, no norte da cidade de Vitória. Além da presença do presidente, a cerimônica contou com a secretária-geral Maria Dolores Cospedal e outros membros do partido, de acordo com um comunicado oficial.
Na Espanha, o direito ao casamento é para todos, e hoje, todos nós compartilhamos essa mensagem", disse Maroto mais tarde."Os partidos evoluem. Agora, o meu partido e o governo se unem para respaldar esse direito", acrescentou ele.
Maroto e Rodríguez estão juntos há 19 anos. Além de ser um líder sênior do Partido Popular, Maroto é ex-prefeito de Vitória.

O parlamento espanhol legalizou o casamento gay em 2005, sob o governo socialista, o que irritou os conservadores em um país profundamente católico. O Partido Popular, na época, fez tentativas de desafiar a lei, mas o Tribunal Constitucional confirmou a sua legitimidade. Agora, uma década depois, fotos da cerimônia mostram Rajoy e outros líderes do partido sorrindo enquanto posavam com o casal.

Fonte: O Globo, 19/09/2015

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum