60% dos católicos americanos apoia o casamento de homossexuais

segunda-feira, 7 de outubro de 2013


Papa Francisco abençoa criança: só 4% dos católicos americanos e mostraram desfavoráveis a ele

Maioria dos católicos dos EUA apoia papa na questão gay
Segundo a pesquisa 60% dos católicos apoia o casamento de homossexuais, comparado com o 56% entre todos os adultos entrevistados. 

Washington - Uma significativa maioria católicos dos Estados Unidos, 68%, concorda com a opinião sobre homossexualidade, aborto e anticoncepcionais dada pelo papa Francisco em entrevista recente, que disse que a Igreja 'não pode estar insistir sempre' só nestes temas, apontou uma pesquisa do Instituto Quinnipiac divulgada nesta sexta-feira. 

Em uma entrevista à revista jesuíta Civiltá Cattolica, publicada mês passado, o papa disse: 'Não podemos continuar insistindo somente em questões referentes ao aborto, ao casamento homossexual e ao uso de anticoncepcionais, uma pastoral missionária não fica obcecada por transmitir de modo desestruturado um conjunto de doutrinas para impô-las insistentemente'. 

O Instituto Quinnipiac entrevistou 1.776 adultos - 392 deles católicos - para repercutir as opiniões expressadas pelo papa nessa entrevista. A pesquisa, que indica que 23% não concordam com a posição do pontífice, tem 2,3 pontos de margem de erro. 

O apoio às observações do papa, segundo o Quinnipiac, é consistente entre homens, mulheres e em todos os grupos de idade. 

Segundo a pesquisa 60% dos católicos apoia o casamento de homossexuais, comparado com o 56% entre todos os adultos entrevistados. 

Dos católicos praticantes, aqueles que vão aos ofícios religiosos pelo menos uma vez por mês, 53% aprova os casamentos de homossexuais, e entre os não praticantes esse número sobe para 65%. 

O instituto apontou que 36% dos católicos americanos têm uma opinião 'muito simpática' ao papa argentino; e 53% são simpáticos. Só 4% se mostraram desfavoráveis. 

'Aos católicos americanos agradou escutar o papa Francisco dizer que a Igreja não deveria continuar falando tanto sobre casamento de homossexuais, aborto e anticoncepcionais', comentou Maurice Carroll, diretor do instituto de pesquisas na Universidade Quinnipiac. 

A pesquisa mostrou ainda que 60% dos católicos nos EUA aprova a ordenação sacerdotal de mulheres e entre os praticantes esse número cai para 52%. EFE

Fonte: Exame, 04/10/2013

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum