Fórum de ONGs Aids do Estado de São Paulo protesta contra veto a filme gay

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012


O governo Dilma entrará para a História como um dos maiores equívocos de nossa política, em geral já  tão equivocada. Fora outros aspectos éticos, econômicos e administrativos que fogem aos temas do site, Dilma também vem representando um retrocesso em termos de moral e costumes.

Para elegê-la, foram feitas alianças tão heterogêneas que vão desde partidos comunistas (que nem deveriam ser legais) até conservadores religiosos como, em particular, a turma dos evangélicos. Estes últimos parecem ter as rédeas do governo: qualquer menção a temas que contrariem os dogmas conservadores, como aborto, direitos homossexuais, descriminação das drogas, leva Dilma às cordas.

Agora novamente outro vídeo de prevenção a DST/AIDS, entre homens gays, foi parcialmente vetado, com desculpas esfarrapadas, e a recém-empossada ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, enquadrada publicamente por ter dito que apóia a legalização do aborto. 

Quanto ao veto ao vídeo, o tradicional Fórum de ONG-AIDS do Estado de SP promete até apelar para a justiça internacional no sentido de tê-lo de volta circulando amplamente. Leia abaixo a nota de repúdio da instituição, ao veto contra o filme de prevenção em AIDS dirigido aos homossexuais, e - novamente - sua reprodução em vídeo.
___________________________________________________________________

NOTA DE REPÚDIO CONTRA O VETO DO GOVERNO FEDERAL AO FILME DE PREVENÇÃO EM AIDS DIRIGIDO AOS HOMOSSEXUAIS

O Fórum de ONGs Aids do Estado de São Paulo, que congrega 92 entidades filiadas, reunido em 10 de fevereiro de 2012, vem a público REPUDIAR o veto do Governo Federal que impediu a veiculação, em TV aberta e canais de grande circulação, do filme dirigido aos jovens homossexuais, como parte integrante da campanha nacional de prevenção em aids do carnaval.

Contestamos a versão divulgada pelo Ministério da Saúde de que o filme censurado não seria veiculado em TV, mas apenas em ambientes fechados freqüentados por homossexuais. São evidências do veto do governo: 1) O filme foi apresentado durante o lançamento das peças da campanha dia 2/02, no Rio de Janeiro; 2) A descrição do filme, como sendo para TV, consta de texto amplamente divulgado pelo Ministério da Saúde; 3) O filme foi retirado sem explicações do site oficial do Departamento de DST-Aids; 4) As características técnicas do filme apresentam o padrão comercial da televisão brasileira , como o formato de 30 segundos, a linguagem para grande público , estética e narrativa igualmente características dessa tradicional mensagem publicitária de TV.

Denunciamos que a censura interna imposta pelo Governo ao vídeo é clara demonstração de discriminação e de violação aos direitos dos homossexuais, população altamente vulnerável à infecção pelo HIV e que demanda, portanto, campanha de saúde pública de grande alcance.
Neste sentido, decidimos pela denúncia formal contra o Governo brasileiro, em instâncias nacionais e internacionais de Direitos Humanos. 

Ao mesmo tempo daremos entrada à Representação junto ao Ministério Público Federal, para que seja apurada a conduta discriminatória do Governo Federal, bem como o desperdício de recursos públicos com a produção de uma campanha sem a devida veiculação em canais adequados.

Por fim, apelamos ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha e à Presidenta da República, Dilma Roussef, que derrubem o veto ao filme e autorizem a sua veiculação em veículos de comunicação de massa antes do carnaval de 2012.
Fórum de ONGs/Aids do Estado de São Paulo

Ver também: Guerra nada santa entre autoritários: explica os vetos de Dilma aos direitos homossexuais
PEC 99/2011: Uma proposta indecente

1 comentários:

  1. PT, Lula e Dilma são responsáveis por essa onda de homofobia que se alastra pelo Brasil. não vote mais em ninguem do PT!E parabéns ao Fórum. Tem mais é que denunciar esse governo no mundo inteiro.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum