Thamara Cezar e sua colaboração para o ouro no judô da namorada Rafaela Silva

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Thamara Cezar e Rafaela Silva

O alicerce que ninguém vê: namorada cuida de tudo para que Rafaela só lute
Companheira da campeã olímpica há 3 anos, Thamara assume tarefas domésticas, faz ponte com jornalistas e toma conta dos 3 cachorros enquanto a judoca compete


Num primeiro olhar, Rafaela Silva pode parecer arredia. Mas o coração da mais nova campeã olímpica do judô brasileiro parece de mãe, daqueles que sempre encontra um espaço a mais. A cada uma das dezenas de entrevistas dadas após a conquista do ouro, na última segunda-feira, Rafa fazia questão de agradecer ao sacrifício da família, lembrar oportunidades dadas pelo Instituto Reação e celebrar com os amigos e sparrings que a ajudaram durante a preparação. Em meio a tanto amor e gratidão, uma personagem fundamental para o sucesso da carioca passa quase despercebida. Namorada de Rafaela há três anos, Thamara Cezar cuida para que a judoca precise se preocupar apenas em lutar e vencer.

As duas se conheceram no Reação, projeto social na qual ambas tomaram gosto pelo judô, mas Thamara não tinha a mesma habilidade de Rafaela para o esporte. Preferiu fazer um curso de Petróleo e Gás e agora está quase terminando a faculdade de Educação Física. E ainda arruma tempo para auxiliar a amada a cuidar da imagem.

Sem uma assessoria de imprensa pessoal (apesar de ser assistida tanto pela assessoria do Reação quanto pela da Confederação Brasileira de Judô), Rafaela deixa o trato com os jornalistas a cargo de Thamara a maior parte do tempo. É a namorada também quem administra o perfil de atleta no Facebook.
 Ela foi fundamental, porque ficava responsável por marcar entrevistas. Às vezes ela sabia que eu ficava cansada no treino e tentava minimizar a situação. Ela estava ali no dia a dia e sabia o que eu passava, quando eu estava cansada, quando eu não estava. Tudo o que eu precisava ela estava ali à disposição para fazer, então ela também é muito importante nessa conquista - disse Rafaela.
Nesta segunda-feira, Thamara estava junto ao grupo de familiares e amigos que torceram pela judoca na Arena Carioca 2. Mas muitas vezes a rotina do esporte impede que as duas passem todo o tempo que gostariam juntas. Neste último ano, Rafaela até competiu menos devido à estratégia adotada pela CBJ, mas normalmente possui um calendário repleto de viagens todos os meses.

Thamara, Rafaela e os três filhos

Devido aos estudos e aos cuidados com os "filhos" (no caso, os três cachorros), Thamara infelizmente não consegue acompanhar Rafaela nesta rotina internacional. Mas, mesmo com a distância, as duas conseguem administrar a saudade para manter a relação tão saudável quanto possível. 
É bem complicado. Ela não consegue fazer muita viagem, e a gente também tem três cachorros em casa, então fica bem complicado - lamentou Rafaela.
O cuidado com a casa, aliás, é um ponto forte para Thamara. No apartamento em que as duas moram, em Madureira, na Zona Norte do Rio, ela é a responsável pela maior parte das tarefas domésticas. Rafaela não sabe cozinhar e também é chegada numa bagunça.
 Eu não sei fazer nada, só lutar mesmo.
Fonte: G1, por David Abramvezt e Helena Rebello, 10/08/2016

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2023 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum