185 casais LGBT fazem casamento recorde no Rio

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Leandra e Jessica, união celebrada (Foto: Cristina Boeckel/G1)

Casamento no Rio de 185 casais homoafetivos bate recorde
Segundo Rio Sem Homofobia, foi a maior cerimônia do mundo. 'Amar é um direito. E estamos aqui para celebrar o amor'.

Numa cerimônia realizada no Tijuca Tênis Clube, na Zona Norte do Rio, 185 casais homoafetivos oficializaram a união na tarde deste domingo (6). A cerimônia foi uma iniciativa do Rio sem Homofobia em parceria com a Defensoria Pública, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude e com o apoio da Associação de Registro de Pessoas Naturais. Esta é a sexta edição do evento, que acontece anualmente.

Segundo os representantes do Rio Sem Homofobia, é o maior casamento homoafetivo coletivo já realizado no mundo.

Em clima familiar, a cerimônia foi marcada pela confraternização de parentes e amigos. Crianças corriam pelo local, reforçando a atmosfera de celebração. Durante o casamento, noivos e noivas não seguraram a emoção e foram às lágrimas.

Juntos há pouco mais de um ano, o cabeleireiro Devison Dernandes e o operador de micro Diego Barreira estavam planejando oficializar a união somente em 2016, na Argentina. O casamento coletivo foi uma oportunidade que decidiram aproveitar.
O reconhecimento é importante. Isto que está acontecendo aqui hoje é uma conquista. É o reconhecimento de que somos iguais diante da sociedade", afirmou Devison.
A frentista Monalisa Fernanda e a cabeleireira Priscila Fernanda foram acompanhadas dos amigos para oficializar a relação de quatro anos.
A gente tinha planos de se casar. Quando abriram as inscrições, decidimos não desperdiçar a oportunidade", afirmou Priscila.
Devison e Diego e Monalisa e Priscila (Foto: Cristina Boeckel/G1)

Monalisa afirma que a união do casal é o reconhecimento de um direito.
É um sonho. Estamos selando o nosso amor. Isso é mais do que uma aliança no dedo. É um símbolo de direitos iguais", afirmou a frentista.
A igualdade também foi a tônica do discurso de Cláudio Nascimento, coordenador do Rio sem Homofobia.

"Este é um momento onde a comunidade LGBT garante o direito de reconhecimento, garantido pela Suprema Corte deste país. Todos podem celebrar as suas uniões e ter segurança jurídica de suas relações. Amar é um direito. E estamos aqui para celebrar o amor", afirmou Cláudio.

A atriz e cantora Jane di Castro participa do evento desde a primeira edição. Ela canta a música que se tornou um hino para os casais, "Emoções", de Roberto Carlos. Para ela, que se casou na edição do evento de 2014, selando uma união de 47 anos, a cerimônia tem dimensão histórica.
Um evento como este é importantíssimo. Na minha época era impensável você cogitar casar com uma pessoa do mesmo gênero que o seu. Por isso, este casamento simboliza não só estas uniões, mas a evolução da sociedade", afirmou Jane.
Entre as canções que embalaram a cerimônia também foram tocadas outras músicas tradicionais a embalar romances como "Fascinação" e "Talismã".

Para a juíza Raquel Cipriani, que celebrou as uniões, o casamento de tantos casais homoafetivos juntos simboliza o reconhecimento do Estado.
Esta cerimônia é a consolidação do fim da discriminação. Simboliza o acesso a todos dos direitos previstos em lei", afirmou a juíza de paz.
Para ela, celebrar uma união homoafetiva ou hetero não tem diferença.
Para nós é um prazer, porque é o acolhimento destas pessoas na sociedade."
Fonte: G1, 06/12/2015 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum