Embratur vai debater turismo LGBT

sexta-feira, 16 de outubro de 2015


Embratur vai compor grupo de trabalho criado na Câmara dos Deputados para debater turismo LGBT
Brasília – A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) vai compor um grupo de trabalho para debater o turismo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros). A iniciativa surgiu durante audiência pública, realizada na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (14), em Brasília, que discutiu o tema. O evento foi proposto pela deputada Luizianne Lins (PT-CE).

Além da Embratur, o grupo será composto por representantes do Ministério do Turismo; da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados; da Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; da Associação Brasileira de Turismo para gays, lésbicas e simpatizantes (ABRAT-GLS); Coordenação de Promoção de Direitos da Diversidade do Distrito Federal; e entidades privadas, como o Guia Gay.

De acordo com a deputada Luizianne, a proposta de criação do GT será enviada à Comissão de Turismo na próxima semana.
Vamos anunciar no próximo encontro da comissão e já vamos alinhar nossa primeira reunião. Este grupo irá debater, reunir os dados apresentados durante a audiência pública e, principalmente, aprofundar no tema que é tão importante para, não só a economia do País, mas também no direito à cidadania”, disse a parlamentar.
A deputada irá sugerir, ainda, uma emenda parlamentar para auxiliar no mapeamento e na divulgação dos principais destinos turísticos brasileiros para o público LGBT. “Minha ideia inicial é apresentar aos membros da Comissão de Turismo a importância de valorizarmos o Ministério do Turismo e a Embratur por meio dessa destinação. Com incentivo, essas entidades poderão trabalhar mais fortalecidas e garantir o crescimento do setor”, disse Luizianne Lins, durante a audiência pública.

O coordenador-geral de Acompanhamento e Estruturação de Produtos do Instituto, Rafael Felismino, participou da audiência e apresentou as ações da Embratur voltadas para o segmento LGBT.
Em busca de promover o Brasil como destino LGBT, o Instituto tem desenvolvido a promoção internacional do segmento baseada em dois eixos: participação em feiras e eventos internacionais, e ainda no apoio à estruturação do trade que opera o receptivo no Brasil, em parceria com a ABRAT-GLS, associação que lidera o segmento no mercado turístico brasileiro”, explicou o coordenador.
Durante a WTM Londres, que será realizada entre os dias 2 e 5 de novembro, a Embratur, junto com a ABRAT-GLS, terá um espaço exclusivo na feira para o segmento. Em março de 2016, será realizada na África do Sul a Convenção Anual da IGLTA (International Gay and Lesbian Tourism Association). Segundo o coordenador da Embratur, no evento, o Instituto irá apoiar a candidatura de destino brasileiro para sediar a convenção de 2017.

Perfil do turista LGBT

O segmento LGBT é o que mais cresce no turismo, com gastos per capta em média três vezes superiores aos dos outros nichos. De acordo com dados do Ministério do Turismo, os turistas LGBT viajam quatro vezes mais que outros públicos. Além disso, gasta 30% a mais e movimenta 15% do faturamento do setor.

Fonte: Comex do Brasil via Embratur, /10/2015

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum