O poder do filtro "arco-íris" do Facebook pelos direitos LGBT

terça-feira, 30 de junho de 2015

Criador do Facebook , Mark Zuckerberg alterou a foto do perfil,
usando o filtro com as cores do arco-íris

Filtro arco-íris do Facebook amplifica discussão sobre casamento gay ao redor do mundo
Recurso da rede social serviu de gatilho para debate; usuários de países como Rússia e Egito se manifestaram com mais veemência contra a aprovação da Suprema Corte dos EUA

A ampla repercussão do filtro do Facebook que cobre a foto de perfil dos usuários com as cores do arco-íris -- uma forma de demonstrar apoio à decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos em permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o território nacional -- serviu como uma espécie de gatilho para uma batalha mundial de opiniões nas redes sociais, como mostra reportagem da BBC inglesa.

Embora em países como o Brasil o recurso tenha sido bastante usado, nem todo mundo o aprovou. Na Rússia, por exemplo, diversos filtros com as cores da bandeira do país (vermelho, azul e branco) foram criados como uma espécie de resposta ao arco-íris. Um aplicativo que aplica as cores russas, em especial, foi baixado mais de 4 mil vezes . “Nossa resposta ao ‘mundo colorido’ é #orgulhodeserrusso”, disse a usuária Elena Starkova.

O país tem leis controversas sobre homossexualidade, destaca a reportagem da BBC. Um referendo recente apontou que 80% dos russos são contrários ao casamento de pessoas do mesmo sexo.

Apesar disso, algumas pessoas demonstraram seu apoio à medida da Suprema Corte americana. “Desculpe! Sou heterossexual e russa, mas não homofóbica”, disse Anna Koterlnika, que usou o “filtro arco-íris” em seu Facebook.

No Oriente Médio, as reações contrárias à bandeira símbolo da luta LGBT foram mais exacerbadas. “Danem-se vocês e seu casamento. Vocês distorceram um símbolo de nossa infância [o arco-íris]. Nós costumávamos gostar dele”, disse o sírio Rami Isa.

O professor egípcio de Ciências Políticas Ahmad Abd-Rabbuh afirmou que o casamento homossexual “não está em harmonia com a sociedade e cultura”. No Egito, cerca de 2 mil tweets falavam sobre o assunto, a maioria com posições contrárias ao casamento gay.

Até mesmo nos Estados Unidos, epicentro da discussão, as reações foram bastante divididas. Algo que não chega a ser uma surpresa, já que, segundo uma pesquisa recente da consultoria Pew Research Center, dois quintos dos norte-americanos são contrários ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

“Sou 100% contrário. Tenho amigos gays e eles são grandes pessoas. Mas os Estados Unidos [a União] não podem decidir esta questão. Tem que ser uma decisão de estado para estado”, disse Joshua Taipale pelo Twitter.

Ver também

26 Million People Change Profile Pictures With Facebook's Rainbow Pride Filter | Out Magazine 

Fonte: Gazeta do Povo, 29/06/2015

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum