Pais solteiros e casais de homens podem ser tão “maternais” quanto mulheres

quinta-feira, 31 de julho de 2014


Homens podem ser tão “maternais” quanto as mulheres

Estudo comprova que pais podem criar filhos da mesma maneira que as mães

Uma nova pesquisa publicada na Proceeding of the National Academy of Sciences mostrou que os homens são capazes de serem tão “maternais” quanto as mulheres em termos biológicos. Ou seja: casais formados apenas por homens podem criar seus filhos da mesma forma que casais heterossexuais.

A ideia de que as mães são as responsáveis pela criação dos bebês ficou estabelecida pelo fato de que 95% dos mamíferos têm, nas fêmeas, as primeiras cuidadoras de seus filhotes. Mas isso acontece por que as crianças necessitam do leite materno. Em um cenário onde é possível obter o sustento da cria de outra forma, a relação se mantém?

Para analisar essa hipótese, os pesquisadores realizaram tomografias nos cérebros de alguns pais enquanto assistiam a vídeos de seus filhos. Os pesquisadores concluíram que isso estimulou dois sistemas no órgão. O primeiro é uma rede emocional relacionada à ligação com o filho, que coordena respostas às situações aflitivas para que os pais garantam a segurança dos bebês. A mesma estrutura recompensa o pai ou a mãe quando a criança está bem, liberando neurotransmissores que dão prazer aos genitores. O segundo sistema é relacionado com a capacidade de percepção das necessidades do filho.

Foi percebido que o sistema emocional, o primeiro que citamos, se destaca nas mães. Já nos homens heterossexuais, notou-se que as reações são mais 'frias' e voltadas ao planejamento.

No entanto, no caso dos homens que criam seus filhos sem a presença de uma figura feminina, ou de casais homossexuais, foi notado o mesmo nível de ligação emocional que o de uma mulher e a mesma reação planejadora que a de um homem. Em outras palavras: esses homens pensam de forma a cumprir os dois papeis - materno e paterno.

Os estudo não contempla as mães solteiras e casais lésbicos, mas a equipe responsável acredita que os resultados serão similares.

Via New Republic

Fonte: Galileu, 209/07/2014

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum