Illinois, décimo estado americano a aprovar casamento igualitário

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O casamento igualitário se espalha pelo mundo enquanto os conservadores ladram (nem todos eles aliás). Agora foi a vez do estado americano de Illinois caminhar na direção da igualdade. Aqui, em São Paulo, contudo, os casais LGBT ainda terão que esperar até 1º março para oficializar seus casórios, o que deveria estar ocorrendo a partir de hoje. É que a Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo estendeu o prazo da formatação da inclusão do casamento entre pessoas do mesmo sexo, nos cartórios de todo o estado, devido ao grande número de sugestões para o serviço que estão em análise técnica. Nenhum revés porém.

Senado de Illinois aprova casamento gay


Trata-se do décimo estado americano a fazê-lo, mas é o primeiro da região do Midwest. É também o estado pelo qual foi eleito Barack Obama quando chegou ao Congresso.

Os senadores do Illinois aprovaram na quinta-feira à noite (dia 14/02) um projeco de lei que institui o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Trata-se do 10.º estado americano a fazê-lo, mas é o primeiro do Midwest. O Senado tem maioria democrata, mas o decreto tem a aprovação do presidente do partido na região, Pat Brady, que em janeiro dissera que “dar aos casais gay e lésbicos a liberdade de casar só honra os melhores princípios conservadores – os que dizem que a lei deve tratar todos os cidadãos de forma igual”.

Na votação, 34 senadores votaram a favor e 21 contra e o projeto de lei segue agora para a câmara dos representantes do congresso estadual, de maioria democrata (é o estado do Presidente Barack Obama, que chegou ao Congresso de Washington eleito por Illinois; foi o primeiro chefe de Estado a defender o casamento gay e a usar esta palavra num discurso de tomada de posse). Se for aprovado, torna-se lei. O governador de Illinois, Pat Quinn, diz que assinará a legislação mal ela chegue à sua secretária.

A senadora democrata Heather Steans, proponente da legislação, disse que esta votação “entrará na História”. “Temos a oportunidade de tornar todas as famílias do Illinois iguais”. Há dois anos, este estado já tinha aprovado a união de fato para casais do mesmo sexo, condição que não dá os mesmos direitos e obrigações que um casamento.

Bernard Cherkasov, da organização Equality Illinois, disse estar confiante sobre a aprovação da lei até porque, explicou, as comunidades religiosas estão a favor dela e da mudança da alínea constitucional estadual que define casamento como união entre duas pessoas de sexos distintos para união entre duas pessoas com direitos iguais.

Fonte: Público.pt, 15/02/2013 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum