São Paulo, uma das cidades mais LGBT do mundo

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013


Como hoje é aniversário de São Paulo, além de parabenizá-la, vale lembrar que, no ano passado, ela foi eleita, por uma pesquisa do portal GayCities.com, em parceria com a companhia aérea American Airlines, um dos melhores destinos gay friendly - receptivo ao público LGBT - em todo o mundo. Na época, a capital paulista apareceu em quarto lugar, com 6% dos votos. Tel-Aviv (43%), em Israel, ficou no topo da lista. Nova York (14%), nos Estados Unidos, ficou em segundo lugar. Em seguida, vem Toronto (7%), no Canadá. Madri e Londres ficaram em quinto lugar, com 5% dos votos.

A pesquisa também avaliou outros oito quesitos das cidades, entre eles melhor gastronomia, moda e vida noturna. São Paulo foi citada novamente no quesito "Cidade do Orgulho Gay". Ficou em segundo lugar, com 12% dos votos, atrás de São Francisco, nos Estados Unidos, que liderou a lista, com 29% das citações.

Naturalmente, o título Cidade do Orgulho Gay se deve a Parada do Orgulho LGBT que atrai turistas tanto de outros estados do Brasil como do exterior (49,8% de outros Estados  e 2,1% de estrangeiros, de acordo com o Observatório do Turismo da Cidade da SPTuris).  Boa parte dos turistas de outros países é dos Estados Unidos, Inglaterra, África do Sul e Itália. Segundo pesquisa feita pela SPTuris, os turistas LGBT são atraídos principalmente pelo entretenimento e pelas compras. 

Também, segundo  Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (Abrat-GLS), o roteiro cultural de São Paulo também é outro dos grandes atrativos para homossexuais, por ser repleta de museus, teatros e cinemas.

Vamos registrar ainda que São Paulo é candidata a sediar os Gays Games de 2018 pelo Brasil. No site dos organizadores dos Gay Games, você pode descobrir como apoiar a ideia dos jogos em nossa Sampa querida. Acesse o site e sua página no Facebook e saiba como.

Falta agora dar mais segurança aos LGBT nas ruas da cidade, pois tem havido alguns casos de agressões a gays extremamente lamentáveis, inclusive em pontos considerados nobres da cidade, como Pinheiros (vide caso recente envolvendo André Baliera). Mas ainda chegaremos lá!

Para um roteiro LGBT de Sampa, clique aqui. E (re)veja o vídeo abaixo, que apresenta São Paulo, como a cidade da diversidade, o que ela é mesmo.

2 comentários:

  1. Bem lembrado, Mírian! Parabéns a São Paulo e à comunidade LGBT que torna a cidade mais diversa! ;)

    Sergio Viula

    ResponderExcluir
  2. A carioca paulistana de coração aqui, agradece os parabéns! Bjk Míriam

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum