Canadá veta participantes ugandenses, por homofobia, em conferência interparlamentar

quinta-feira, 25 de outubro de 2012


Dirigindo-se aos delegados da 127ª Conferência da União Interparlamentar, em Quebec, dia 23/10, a porta-voz do Parlamento de Uganda, Rebecca Alitwala Kadaga, informou que autoridades canadenses recusaram visto de entrada para a maioria dos parlamentares ugandenses, que iriam participar do evento, por estes terem aprovado uma lei criminalizando o casamento LGBT em seu país. Acrescentou que mesmo os dois deles que obtiveram o visto foram impedidos de fazer apresentações em plenária pelos organizadores da conferência. 

Seguindo a orientação anti-homofóbica, as autoridades canadenses também negaram vistos de entrada para delegados de Mali e da Síria. No início da semana, o Ministro das Relações Exteriores, John Baird, já havia criticado a posição sobre direitos humanos tanto de Uganda quanto do Irã, sendo acusado por representantes dos dois países de arrogantemente querer interferir em seus assuntos internos. Baird citou o histórico de violência homofóbica de Uganda e, em particular, o assassinato do ativista David Kato em 2011. Um mês antes, o Ministro da Justiça canadense Jason Kenney igualmente já havia dito que seu país estava determinado a promover os direitos LGBT em nível internacional.

Como em outros aspectos, altamente civilizado, o Canadá deixa claro que a violência cometida contra grupos sociais não pode ser considerada mera questão de diferenças culturais e que deve ser combatida por todos os países democráticos do planeta até seu desaparecimento.

Com informações do Daily Trust e do Pink News

1 comentários:

  1. Se os trogloditas querem continuar com seus atos homofóbicos e ignorantes, que o façam bem longe do Canadá. Super apoiada a atitude das autoridades canadenses que, aliás, deveria servir de exemplo para outros países pseudo democráticos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum