Arcebispo do México faz declarações homofóbicas após manifestação contra casamento LGBT que contou com apoio do Papa Francisco

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

O arcebispo mexicano, Norberto Rivera, teceu fortes acusações contra os homossexuais


Após ter-se manifestado contra a proposta do presidente Enrique Peña Nieto, que defende o reconhecimento constitucional dos casamentos homossexuais, Norberto Rivera desencadeou uma onda de manifestações que culminaram este sábado numa marcha contra o matrimônio entre homossexuais.


Norberto Rivera, arcebispo do México e responsável pela revista eclesial

Desde la fe, fez na mais recente edição do seu semanário, publicado domingo, acusações contra os homossexuais. A revista, principalmente dirigida aos setores mais conservadores da Igreja, veio alimentar a onda de críticas e manifestações homofóbicas no país.

No dia seguinte à manifestação, que contou com dezenas de milhares de pessoas, o arcebispo do México publicou a polêmica revista, onde expõe as razões pelas quais está contra o casamento entre homossexuais e a adoção por parte de casais do mesmo sexo.

Os principais argumentos passam pelo aumento de doenças, a instabilidade emocional das crianças adotadas e o declínio do seu rendimento escolar, assim como um maior risco de agressão sexual, tendo afirmado que “uma criança tem mais possibilidades de sofrer abusos sexuais por parte de um pai homossexual”.

Desde la fe declara ainda que, nos países onde tais leis se encontram em vigor, quem se manifesta contra a homossexualidade enfrenta “multas e penas de prisão”. “Já foram presos donos de hotéis que não aceitam casais do mesmo sexo” – situação que foi, este ano, denunciada em Portugal -, assim como “pais de família que se opõem a que os seus filhos sejam ensinados, na escola, que a homossexualidade é algo natural”.

Na publicação, pode ler-se ainda que “incontáveis estudos científicos mostram que os homossexuais são quem mais sofre de doenças sexualmente transmissíveis”. São, também, criticados os países onde se promove uma educação que “incentiva as crianças a explorar as suas partes íntimas” e se permite que “as moças se vistam de rapazes” e vice-versa, “para que se sintam mais cômodos com a ideia de ser de outro sexo”.

A publicação de Norberto Rivera nega, ainda, que o papa Francisco tenha afirmado que a Igreja Católica deveria pedir desculpa aos homossexuais pela forma como os tem tratado. Apesar de, no discurso proferido pelo papa no domingo, este ter mostrado apoio às manifestações mexicanas "em favor da família e da vida", várias fontes confirmam a posição do papa em relação ao tema, tendo este afirmado que os homossexuais "não devem ser discriminados", mas sim respeitados.

Fonte: RTP Notícias, 26/09/2016


Papa declara apoio a manifestação contra casamento gay no México
Francisco disse ter se unido de boa vontade ao protesto de milhares de pessoas contra proposta do presidente do país

O Papa Francisco declarou neste domingo (25) seu apoio aos bispos e cidadãos mexicanos que se opõem à proposta do governo do país de legalizar o casamento gay. Em sua tradicional benção de domingo na Praça São Pedro, o Papa disse ter se unido de boa vontade ao protesto “em favor da família e da vida, que nestes tempos requerem espacial atenção pastoral e cultural ao redor do mundo”.

Dezenas de milhares de pessoas marcharam pelas ruas da Cidade do México neste sábado para protestar contra a proposta do presidente Enrique Pena Nieto de regular o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Vestindo branco, os manifestantes empunhavam cartazes com alertas sobre o casamento gay e exigindo maior participação dos pais no controle da edução sexual nas escolas.

Francisco já declarou sua oposição ao casamento gay e tem criticado o que chama de “ideologia de gênero”, particularmente a ensinada na escola. O Papa, no entanto, raramente intervém em discussões internas sobre o assunto nos países, deixando isso a cargo dos bispos locais. O POntífice visitou o México em fevereiro deste ano.

Fonte: IBahia, 25/09/2016

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum