Bem melhor: hoje franceses foram às ruas pelo casamento LGBT

domingo, 27 de janeiro de 2013

Partidários do casamento gay saem às ruas da França

Protesto ocorre 2 dias antes de discussão de projeto de lei. França pode legalizar casamento gay e adoção por homossexuais.

Manifestante segura bonecas Barbie em marcha pelas ruas de Paris pelo casamento gay (Foto: Reuters)
                               
Milhares de partidários do "casamento para todos" saíram às ruas de Paris neste domingo (27), dois 
dias antes da Assembleia Legislativa começar a debater um projeto de lei governamental legalizando o casamento gay e a adoção de crianças por homossexuais.

"Anunciaram uma chuva para esta tarde, mas até o sol está conosco", disse uma jovem, Chloé, de 28 anos, que participava da manifestação envolvida em uma bandeira com as cores do arco-íris. "Eu não sou gay, mas minhas melhores amigas são, e quero demonstrar minha solidariedade", afirmou.

Franceses participam de manifestação à favor do casamento gay neste domingo (27) em Paris (Foto: Thomas Samson/AFP')



                                                                                                                                               No protesto, que começou na Praça Denfert Rochereau, ao sul da capital, e que se dirige à cêntrica Praça da Bastilha, os manifestantes agitavam cartazes onde se lia "Eu milito pelos direitos de todos", "Pela igualdade agora" e "Mais vale um casamento gay que um triste".

"Eu não ia vir, mas ao ver a manifestação de duas semanas atrás e ouvir tantos comentários horríveis, cheios de preconceito, e até de ódio, senti que tinha que estar hoje aqui", disse um jovem que se apresentou apenas como Joss.

O protesto deste domingo certamente será comparado à grande mobilização dos opositores ao casamento gay, que foi apoiada pelo principal partido da oposição de direita, a União por um Movimento Popular (UMP), pela Igreja Católica e pela comunidade muçulmana na França, que chega a 5 milhões de pessoas.

Mulheres posam como noivas em protesto à favor da legalização do casamento gay na França (Foto:BenjaminGirette/AP)

Os partidários do casamento e da adoção para todos tentaram esclarecer que o objetivo da manifestação deste domingo, realizada sob o slogan "igualdade para todos", não é superar os números da mobilização dos opositores ao projeto, que reuniu 800 mil pessoas, segundo os organizadores, e 340 mil, de acordo com a polícia.

O que buscam, segundo os organizadores da marcha, é superar os números da manifestação em apoio ao projeto que ocorreu em meados de dezembro, e que reuniu cerca de 80 mil pessoas.

O governo do presidente socialista francês, François Hollande, também saiu na frente de qualquer polêmica sobre os números, indicando que o projeto do casamento entre pessoas do mesmo sexo e da adoção por homossexuais será decidido na Assembleia Nacional, e não nas ruas da França.

Homem se veste de Estátua da Liberdade em protesto pelo casamento gay na França (Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters)
Fonte: G1 via France Press, 27/01/2013

1 comentários:

  1. parabens ao fraceses e todas as pessoas que promovem a justiça e o bem neste mundo independente da fe, religiao e do seu deus.

    pois mesmo que alguem nao viva ou si curve aos meus preceitos religiosos eu nao tenho o direito de perseguir e injustiçar.

    sao muitos os que tem usado da intolerancia religiosa contra os glbt. quando deveria ser de um deus amoroso e usar sua fe,religiao e seu deus para promover o bem.
    sou dizimista da igreja catolica e condeno a atitude de intolerancia e o uso da religiao de forma criminosa contra os que ela acha que nao o seguem.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum