Senado colombiano aprova casamento LGBT em primeiro debate sobre o tema

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Mais um país latino-americano ruma para aprovação do casamento LGBT.
 Enquanto isso, no Brasil, tem gente querendo curar homossexuais

O Senado colombiano aprovou ontem, terça-feira (05/12), por 10 votos a favor e 5 contra, no primeiro de quatro debates, o projeto de lei que visa estabelecer o casamento entre casais do mesmo sexo no país.

O núcleo do projeto consiste em incluir no Código Civil uma definição ampla do conceito de casamento, entendido como "um contrato solene pelo qual duas pessoas do sexo oposto ou do mesmo sexo constituem uma comunidade de vida permanente e singular com a finalidade de conviver, procriar e ajudar-se mutuamente".

A iniciativa do senador Armando Benedetti, do Partido Social de Unidad Nacional (considerado de direita), surgiu para cumprir a determinação do Tribunal Constitucional que exortou o Congresso a legislar sobre o assunto até Junho de 2013. Em defesa do projeto, Benedetti disse que "neste país os homossexuais têm direitos".

O projeto recebeu apoio de integrantes do Polo Democrático Alternativo (esquerda democrática), do Partido Verde e da bancada liberal que, ao contrário dos liberais brasileiros, lembra daquele velho princípio liberal da igualdade de todos perante a lei. (Os daqui acham que já que cabras não podem casar com pessoas, homossexuais também não podem exigir tanto).

O senador Juan Manuel Galán, da citada bancada, explicou que respalda o projeto porque dá a todos cidadãos a oportunidade de ser iguais perante a lei, lembrando ainda que a Constituição colombiana determina que nenhuma pessoa pode ter seus direitos restritos por questões de raça, condição econômica, religião ou sexo. Outro representante do Partido Liberal, Juan Fernando Cristo, afirmou que seu partido apoiava as minorias sexuais, pois são agredidas e têm seus direitos violados com frequência.

Naturalmente, os conservadores foram contrários ao projeto alegando a defesa da família, das crianças, que casais homossexuais não são estáveis, as relações homossexuais não são naturais e que a maioria dos colombianos, segundo pesquisa, não é favorável ao casamento igualitário. Blá-blá-blá!

Com informações de Radio Santa Fé Bogotá e UPI Español

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum