História LGBT: entrevista com Cassandra Rios, Irede Cardoso e Dulce Cardoso (fanzine ChanacomChana -1986)

sexta-feira, 1 de maio de 2015


Chanacomchana foi uma publicação dos coletivos que formaram os grupos Lésbico-Feminista - LF (1979-1981) e Ação Lésbica-Feminista - GALF (1981-1989). A única edição tablóide do título foi publicada no início de 1981, pelo primeiro coletivo (LF). As demais, a partir de 1982, como boletim, pelo GALF, com minha edição.

Os boletins Chanacomchana eram verdadeiros fanzines, datilografados e feitos com colagens, muito dentro do espírito contracultural ainda vivo na década de 80 e da pobreza estrutural do período. Abordavam sempre temas ligados às questões da mulher, em particular das lesbianas, dos homossexuais e de outras "minorias". 

Na edição abaixo (n. 11, Out./Jan., 1986/87), as integrantes do grupo, Rosely Roth, Luiza Granado e Célia Miliauskas entrevistaram, em setembro de 1986, as então candidatas a deputadas estadual e federal Cassandra Rios (a célebre escritora maldita do período militar), Irede Cardoso (jornalista e parlamentar pioneira no apoio aos movimentos LGBT e feministas) e Dulce Cardoso, feminista e militante do movimento negro da época. 

A entrevista foi realizada às vésperas das eleições de novembro de 1986 e da Assembleia Nacional Constituinte que se iniciaria a 1º de fevereiro de 1987 para elaborar a nova Constituição Brasileira (1988) que vigora até hoje. Vale observar que as candidatas já falavam na descriminação do aborto (que ainda não aconteceu), na criminalização da discriminação aos homossexuais (que atualmente chamamos de homofobia e que também ainda não aconteceu) e do casamento entre pessoas do mesmo sexo que, embora já exista, não conta com legislação correspondente (uma temeridade em tempos de onda conservadora). E isso foi há 29 anos. 

Míriam Martinho

São Paulo, 01 de maio de 2015

 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum