Nos EUA, cada vez mais, inconstitucional é proibir o casamento de pessoas do mesmo sexo

quarta-feira, 2 de julho de 2014


EUA: corte retira proibição ao casamento gay em Utah
Corte de apelações considerou inconstitucional - por dois votos a um - ao negar o direito de duas pessoas do mesmo sexo contrair matrimônio

Um tribunal federal de apelações dos Estados Unidos declarou nesta quarta-feira inconstitucional a proibição dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo no estado de Utah.

O procurador-geral de Utah, o republicano Sean Reyes, informou em comunicado que recorrerão da sentença perante o Supremo.

A corte de apelações do Circuito de Denver considerou inconstitucional - por dois votos a um - ao negar o direito de duas pessoas do mesmo sexo contrair matrimônio.

O tribunal fez referência na sentença à quarta emenda que "protege o direito fundamental de se casar, estabelecer uma família, criar filhos e desfrutar da proteção completa das leis estaduais do casamento".

"Um estado não deve negar a expedição de uma certidão de casamento a duas pessoas ou rejeitar o reconhecimento a seu casamento, baseado unicamente no sexo das pessoas na união matrimonial", escreveu o juiz Carlos Lucero.

Esta corte deve ditar sentença em um caso similar em Oklahoma, enquanto o tribunal de apelações de Richmond está estudando a sentença de uma corte inferior que considerou inconstitucional a proibição do casamento entre homossexuais na Virgínia.

Nos EUA, o casamento entre homossexuais é reconhecido em 20 estados além do Distrito de Columbia, a capital.

Fonte: 
Terra, 25/06/2014

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum