Illinois se torna 15º Estado a permitir casamento LGBT nos EUA. Lei entra em vigor em 2014.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013


Illinois está perto de ser o 15º Estado a permitir casamento gay nos EUA

A legislatura de Illinois, nos Estados Unidos, aprovou na terça-feira (05/11/2013) uma norma para legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo no estado, que fica mais perto de se transformar no 15º a autorizar esse tipo de união civil no país.

Os legisladores da Câmara se pronunciaram favoráveis à norma (61 votos a 54), que apenas uma hora depois foi ratificada em uma votação técnica no Senado por 32 votos a 29.

O projeto de lei será enviado agora ao governador de Illinois, Pat Quinn, que prometeu assiná-lo assim que este chegar ao seu gabinete, e os primeiros casamentos entre pessoas do mesmo sexo poderão ser realizados a partir de junho de 2014.

Esta lei "dará um futuro melhor" aos casais do mesmo sexo em Illinois, declarou o legislador estadual democrata Greg Harris, o principal partidário da medida.

"Todo o mundo é livre para viver como desejar e este estado não tem interesse em interferir nisso", disse por sua parte o representante estadual republicano Tom Morrison, que votou contra o projeto de lei, mas afirmou que isso não significa que seja "homofóbico".

O prefeito de Chicago - a capital do estado -, o democrata Rahm Emanuel, classificou o dia de hoje como "crucial" para a história de Illinois e da comunidade gay.

O presidente dos EUA, Barack Obama, que participou da legislatura estadual de Illinois quando vivia em Chicago, comemorou a votação de hoje e felicitou os legisladores por terem abordado o tema do casamento entre pessoas do mesmo sexo "de forma justa e aberta".

"Michelle e eu estamos cheios de alegria por todos os casais comprometidos em Illinois cujo amor será agora tão legal como o nosso", expressou Obama em comunicado.

"Nosso projeto de nação não estará completo até que nossos irmãos e irmãs homossexuais sejam tratados como qualquer outra pessoa pela lei", afirmou o presidente, parafraseando o discurso de sua segunda posse em janeiro.

Atualmente, o casamento homossexual é legal em 14 estados do país e no Distrito de Columbia - o distrito federal -, e os últimos a permiti-lo foram Nova Jersey, Minnesota e Rhode Island.

Em junho, uma decisão do Supremo Tribunal declarou como inconstitucional a Lei de Defesa do Casamento (DOMA, sigla em inglês), que o define como "a união entre um homem e uma mulher" e impedia que os homossexuais casados nos estados onde a união é legal obtivessem reconhecimento e benefícios em nível federal.

Fonte: Terra via EFE, 06/11/2013

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum