Aprovação ao casamento LGBT não pode mais ser revertida na França!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Manifestantes protestam por direitos iguais em Paris Jacques Brinon / AP

Senado francês aprova polêmico projeto sobre casamento gay
Texto segue agora para uma segunda leitura da Câmara
A expectativa é que a proposta, uma promessa do presidente François Hollande, se torne lei até julho


PARIS - O Senado francês votou na manhã desta sexta-feira a favor da legalização do casamento gay e da adoção de crianças por casais homossexuais. Com essa decisão, o projeto está próximo de se tornar lei. Os senadores ratificaram a maioria dos pontos aprovados pela Câmara. Devido a algumas alterações no texto, no entanto, a proposta voltará às mãos dos deputados para uma releitura.

- Foi uma bela vitória para a igualdade - afirmou a ministra da Família Dominique Bertinotti após a votação. - A partir de agora nenhum modelo poderá ser imposto.

A votação na Câmara Alta do Parlamento - liderada por socialistas do presidente François Hollande - foi favorável, apesar dos protestos ruidosos. Adversários - na maioria conservadores e fervorosos católicos - têm procurado defender o casamento tradicional.

Ambas as casas do Parlamento terão agora que fazer uma segunda leitura para avaliar as mudanças do Senado ao projeto de lei, aprovado em fevereiro pela Câmara baixa, também controlada por uma maioria socialista. Na campanha eleitoral do ano passado, Hollande se comprometeu a avançar na legislação, caso fosse eleito. O tema tem dividido os franceses, resultando em grandes manifestações contra e a favor.

O jornal “Le Figaro“ considerou o projeto “a reforma social mais importante desde a abolição da pena de morte em 1981”. Se o texto for aprovado, a França entrará no grupo de países da Europa que reconhece legalmente a união entre pessoas do mesmo sexo, depois da Espanha, Holanda, Bélgica, Portugal, Noruega, Suécia, Islândia e Dinamarca.  

Fonte: O Globo e Euronews

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum