Maioria de americanos apoia casamento gay, apontam pesquisas

sábado, 23 de março de 2013

O casamento gay na Califórnia e a questão dos direitos federais para os casais homossexuais casados legalmente serão debatidos terça e quarta-feira na Suprema Corte

A maioria dos americanos apoia o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a igualdade de direitos para todos os casais, segundo as pesquisas publicadas nesta sexta-feira, quatro dias antes que a Suprema Corte dos Estados Unidos examine o tema.

O casamento gay na Califórnia e a questão dos direitos federais para os casais homossexuais casados legalmente serão debatidos na próximas terça e quarta-feira na Suprema Corte.

Segundo a pesquisa do Instituto Público de Pesquisa de Religião (Public Religion Research Institute, PRRI), 52% dos entrevistados disseram ser a favor do casamento gay e 42% afirmaram ser contrários. Na Califórnia, o apoio atinge 57%.

Por outro lado, um a cada dois americanos quer que o estado federal reconheça o casamento homossexual, que está legalizado em nove estados, além de Washington DC.

O estudo do PRRI aponta grandes diferenças em função da idade, religião e posição política.

Dessa forma, sete jovens (entre 18 e 29 anos) a cada dez são a favor do casamento gay, dos quais 58% afirmam ser republicanos. Em troca, entre os idosos acima de 65 anos, apenas 36% aprovam, dos quais 14% afirmam ser republicanos.

"Estamos em um ponto de inflexão no tema do casamento gay, impulsionado principalmente por um enorme apoio entre os jovens, mas também de maneira mais geral por uma mudança de opinião", disse em um comunicado Robert P. Jones, presidente de PRRI.

No plano religioso, o casamento gay é apoiado principalmente pelos judeus (81%), pelos que não têm afiliação religiosa (76%), pelos católicos hispânicos (59%), pelos católicos brancos (58%) e pelos protestantes (55%). Se opõem os brancos evangélicos (71%), os protestantes hispânicos (65%) e os protestantes negros (57%).

Em uma pesquisa do Instituto Gallup, 54% dos americanos afirmam, no entanto, que votariam a favor de uma lei que conceda aos casais do mesmo sexo benefícios iguais que casais heterossexuais.

Esta pesquisa, como muitas outras nas últimas semanas, mostra uma tendência crescente da opinião pública americana a favor da união gay.

Fonte: Exame via APF

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum