Ex-secretária de Estado Hillary Clinton apoia casamento LGBT

terça-feira, 19 de março de 2013


Em 2008, quando era senadora e disputava a indicação do Partido Democrata às eleições presidenciais, ela havia manifestado posição diferente sobre o tema.

A ex-secretária de Estado americana Hillary Clinton, possível candidata presidencial em 2016, disse que apoia o direito de gays norte-americanos se casarem. Em um vídeo gravado para o grupo Human Rights Campaing de defesa dos direitos dos gays, Hillary disse que apoiava o casamento gay "pessoalmente e como uma questão de política e de lei".

Norte-americanos gays, lésbicas, bissexuais ou transexuais "são nossos colegas, nossos professores, nossos soldados, nossos amigos, nossos entes queridos, e são cidadãos iguais e plenos e merecem os direitos da cidadania. Isso inclui o casamento", disse Hillary.

As declarações apontam uma mudança de discurso, uma vez que em 2008 Hillary se opôs ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Naquele ano, quando disputou as primárias democratas, mas acabou não sendo indicada como candidata presidencial do partido, ela afirmou que apoiava as uniões civis para homossexuais, mas que as decisões sobre a legalidade do casamento deveriam ficar a cargo dos estados.

Até o ano passado, o presidente Barack Obama tinha posição semelhante. Em maio, no entanto, declarou publicamente seu apoio ao casamento gay, que é permitido em nove estados americanos e na capital Washington.

No início deste mês, o marido de Hillary, o ex-presidente Bill Clinton, também comentou a questão, dizendo que a lei que ele assinou em 1996 definindo o casamento como entre um homem e uma mulher era inconstitucional e deveria ser derrubada.

O Partido Republicano se opôs ao casamento gay em sua plataforma da convenção do ano passado, mas alguns republicanos famosos discordaram. Entre eles o senador por Ohio Rob Portman, que na sexta-feira tornou-se o parlamentar republicano mais proeminente a respaldar o casamento gay – segundo ele, porque seu filho é homossexual. Líderes republicanos, no entanto, foram rápidos em reiterar sua oposição ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Explicando como sua opinião tinha mudado, Hillary mencionou seu trabalho na área de direitos humanos durante seus quatro anos como a principal diplomata dos EUA e sua própria crença. Ela também citou a felicidade que ela e o marido sentiram quando a filha deles, Chelsea Clinton, se casou alguns anos atrás. "Desejo que todos os pais sintam aquela mesma alegria", disse.

Fonte: Veja Online e Human Rights Campaign

1 comentários:

  1. Hillary é uma histórica apoiadora de causas liberais.....Hillary sera uma grande presidente dos estados unidos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum