Uniões civis LGBT legalizadas em mais dois estados americanos

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Cerimônia de união civil LGBT  em Honolulu (Havaí) 
No primeiro dia de 2012, mais dois estados americanos, Havaí e Delaware, juntaram-se a três outros (Illinois, New Jersey e Rhode Island) que já reconheciam as uniões civis entre casais de mesmo sexo, somando-se a ainda outros seis (Massachusetts, Connecticut, Iowa, Vermont, New Hampshire, Nova Iorque e o Distrito de Columbia), incluindo a capital, Washington, D.C., que permitem casamentos LGBT.

O Estado da Califórnia tinha também permitido o casamento homosexual, mas grupos conservadores conseguiram passar a famigerada Proposição 8, uma emenda à constituição estadual que restringiu o casamento a pares heterossexuais. Embora, em 2010, tenha-se apelado contra a Proposição 8, por violar a Constituição dos EUA, a decisão sobre a validade da emenda permanece em suspenso.

No Havaí e em Delaware, conservadores religiosos também tentaram impedir a legalização das uniões civis LGBT, buscando levar o tema a plebiscito, alegando que as uniões civis eram um primeiro passo para a legalização do casamento homossexual, mas não obtiveram sucesso.  O Governador do Havaí, Neil Abercrombie, do partido Democrata, assinou a lei da união civil LGBT em fevereiro de 2011, e o Governador de Delaware, Jack Markell, também do partido Democrata, em maio. Neil Abercrombie afirmou que sua decisão "era um exercício cívico de coragem, uma questão de fazer o que era certo, não importando as dificuldades e a toda a oposição".

Em ambos os estados, a união é validada após cerimônia realizada por representante do Departamento de Saúde. Abaixo, vídeo da CNN reportando as cerimônias religiosas de união de vários casais de mulheres e de homens em Honolulu (Havaí).

Enquanto isso, no Brasil, Dilma Roussef volta e meia posa abraçada com evangélicos que tentam inclusive derrubar a decisão do Judiciário de reconhecer as uniões homossexuais.

Estados americanos que aceitam a união civil homossexual: Illinois, New Jersey, Rhode Island, Havaí e Delaware
Estados americanos que aceitam o casamento homossexual: Massachusetts, Connecticut, Iowa, Vermont, New Hampshire, Nova Iorque, Distrito de Columbia e Washington, D.C.




Fonte: Two more states allow same-sex civil unions

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum