Cai proposição 8 que impedia casamentos LGBT na Califórnia

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Diane Olson, à esquerda, e Robin Tyler, à direita, são um dos casais
que entrou com apelação para derrubar a Proposição 8/AP photo
A famigerada proposição 8 que barrou os casamentos LGBT na Califórnia (EUA), em novembro de 2008, por meio de plebiscito (52% dos californianos a aprovaram), cinco meses após a Suprema Corte do estado ter legalizado as uniões entre pessoas do mesmo sexo, foi considerada inconstitucional por uma corte federal de apelação ontem, dia 07/02/12. Não se sabe, contudo, quando os casamentos serão retomados no estado, pois ainda pode haver outras disputas legais.

Para os casais LGBT que entraram com a apelação, embora a Constituição americana permita que os cidadãos criem leis que considerem desejáveis, torna-se imprescindível no mínimo mostrar uma razão legítima para a elaboração de um projeto que tenta tratar pessoas de forma diferenciada perante a lei. Segundo eles, a proposição nem deveria ter sido encaminhada.

Cerca de 18.000 casais LGBT já tinham casado oficialmente no intervalo entre a aprovação do casamento e sua suspensão pela chamada proposição 8. Como a retomada efetiva dos casamentos não parece estar num horizonte próximo, já há grupos de ativistas planejando iniciar coleta de assinaturas para novo plebiscito, em novembro, desta feita para repelir de vez a infame Proposição 8, agora combalida mas ainda não nocauteada.

Com informações da NBCNews

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum