Fechamento dos sites de download de filmes e séries ameaça páginas lesbianas

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Um dos grandes destaques das páginas lésbicas da Internet, nos últimos anos, tem sido o download de filmes e séries de temática homossexual. Alguns blogs e sites inclusive se especializaram no assunto trazendo um grande acervo de produções com o tema do amor entre mulheres.

Entretanto, as indústrias fonográfica e cinematográfica mundiais resolveram pegar pesado contra a pirataria e acessaram ninguém menos que o congresso americano para, como alegam, defender seus direitos autorais e acabar com os prejuízos de monta, aos que produzem músicas, filmes e séries, causados pelos downloads ilegais. 

Daí que levaram ao Congresso americano dois projetos de lei antipirataria chamados, nas siglas em inglês, SOPA (Stop Online Piracy Act/Lei para Parar a Pirataria On-Line) e PIPA (Protect IP Act/Lei de Proteção à Propriedade Intelectual). Como os dois projetos de lei, se aprovados, praticamente inviabilizariam a Internet como a conhecemos no momento, a chiadeira foi geral e a pressão tamanha que, no dia 20,  a votação do PIPA foi adiada, para mais discussões e possível consenso futuro, e o SOPA retirado de pauta.  Contra eles, até o próprio governo Obama se manifestou, fora gigantes da Internet como a Wikipedia, Facebook e Google. 

De qualquer forma, no dia 19, após os protestos contra os projetos citados, o FBI, mesmo sem sopa ou pipa, tirou o site de compartilhamento Megaupload do ar e prendeu seu dono, acusado de infringir os direitos autorais de muitos. Clicando aqui você pode ver de quantos crimes o site está sendo acusado. Essa ação do bureau federal de investigação gerou uma espécie de efeito dominó que vem derrubando todos os sites de compartilhando de mídas na Internet. São poucos os sites do gênero que ainda resistem. Veja abaixo a situação dos sites na lista compilada pelo LifeHacker que a página Link do Estadão traduziu:

Fileserve – Desativou o compartilhamento. É possível apenas baixar os próprios arquivos. O site está deletando uma série de arquivos e encerrando contas premium. A informação é de que o servidor mudou de lugar, a página no Facebook foi deletada e novos arquivos estão sendo deletados assim que feito o upload.
VideoBB – Desativou o serviço de afiliação
Filepost – Está deletando contas com materiais considerados ilegais
Uploaded.to – Está bloqueado nos EUA.
Videozer – Encerrou programa de afiliação
Filejungle – O site pertence ao Fileserve e está tentando o bloqueio de IPs que pertençam ao território norte-americano.
Uploadstation – O mesmo que o anterior
4Shared – Está deletando arquivos que possam comprometer o site
• EnterUpload - Está offline

E como se não bastassem os projetos de lei americanos (que foram só adiados) ainda tem um outro, europeu, chamada ACTA (Anti-Counterfeiting Trade Agreement/Acordo Comercial Anticontrafação) que, segundo rola pela Internet, é ainda mais rigoroso do que seus congêneres americanos.

Como sempre, o ideal seria encontrar um caminho do meio que servisse aos produtores culturais sem afetar a liberdade de expressão na Internet, inclusive por questão de bom senso. O excessivo rigor desses projetos pode ter um efeito boomerang, e o feitiço virar contra o feiticeiro.

E enquanto não se decide o que fazer, vejamos se a criatividade internáutica das páginas lésbicas (entre outras) consegue driblar esse verdadeiro murro no estômago aliado a um soco no queixo, já que, no momento, está bem difícil baixar filminhos e séries onde aparecem mulheres in love.

Abaixo, vídeo que explica melhor toda essa questão da sopa e da pipa! Informe-se enquanto pode!

1 comentários:

  1. É PRECISO **REAGIR** CONTRA ESSES QUE SÃO OS BANDIDÕES DO TAL """DIREITO""" AUTORAL! "Direito" autoral (no sentido compartilhar conteúdo) CONSTITUI UMA VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS e não ao contrário (IDEM as patentes)! O Esdado de Direito de fato deve DEFENDER O LIVRE INTERCÂMBIO DE CONTEÚDO!
    Vide fundamentos em:
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2002/06/29908.shtml
    http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2010/08/19/ausencia-de-lei-de-direitos-autorais-era-o-motivo-da-expansao-industrial-na-alemanha.jhtm
    http://www.gpopai.org/ortellado/2012/06/compartilhar-livro-e-direito/
    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=abolir-sistema-patentes
    http://observatoriopirata.com.br/partido-pirata-quer-mandar-para-a-prancha-as-leis-de-direito-autoral/
    Lutem pelo direito em compartilhar conteúdo, inclusive o Código de Defesa do Consumidor, lei absolutamente legítima, PROÍBE CLÁUSULAS ABUSIVAS. Se comprou algo original É SEU, NADA de "licenciado", tem PODERES TOTAIS, PLENOS E ABSOLUTOS sobre o conteúdo TAMBÉM! REAJA!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Um Outro Olhar © 2024 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum